Top

Japan House São Paulo promove experiência gastronômica

Foto: Rafael Salvador

Para celebrar a itinerância pelo Brasil da exposição “Japonésia”, do fotógrafo Naoki Ishikawa, a Japan House São Paulo promove uma experiência gastronômica inédita, no dia 30 de agosto, com menu criado por quatro renomados chefs, cada um representando um Estado por onde a exposição, que estreou na JHSP em 2020, já teve passagem: São Paulo, Paraná, Pará e Pernambuco, onde fica em cartaz até o final de agosto, no museu Cais do Sertão.

O evento “Experiência JHSP: uma viagem pela gastronomia japonesa no Brasil” será realizado no restaurante Aizomê, na sede da Japan House São Paulo, na Avenida Paulista, com jantar assinado por quatro renomados chefs: Telma Shiraishi, do Aizomê e embaixadora para difusão da cultura e culinária japonesa no Brasil (SP); Alberto Landgraf, do Oteque (PR); Thiago Castanho, do Remanso do Bosque (PA) e André Saburó, do Quina do Futuro, Sumô e Tokyo’s (PE).

Desenvolvido com exclusividade pelos quatro renomados chefs que estarão presentes no evento, o menu do jantar é inspirado pela mostra “Japonésia”, que ressalta a diversidade de paisagens e de cultura do Japão por meio de fotografias de Ishikawa. A viagem gastronômica resultante do encontro desses protagonistas da gastronomia no Brasil, será servida em cinco etapas com direito a harmonização com drinques especiais em opções alcoólicas e não alcóolicas. 

Com início às 19h, a viagem gastronômica começa com o prato Hotate to Umibudo (vieiras e algas em esferas), que harmoniza dois ingredientes de duas ilhas distantes do Japão: Hokkaido e Okinawa. Em seguida, entra em cena o Ichigo-Ni pernambucano, um caldo claro com frutos do mar, emblemático na província de Aomori.

Foto: Divulgação

Ainda explorando pratos quentes da culinária japonesa, é a vez dos participantes experimentarem o Filhote Misoyaki (filhote curado no missô e assado na folha de alho com dashi de banana) – aqui o missô tradicional de Hokkaido entra na receita para enriquecer o processo de cura do peixe amazônico. Já a carne de porco assada, elemento comum tanto na culinária japonesa, quanto na brasileira, ganha novo sabor ao ser glaceada com tomate fermentado e acompanhada por vinagrete de tomate e caldo de suã (espinhaço suíno).

Para finalizar a noite, será servido o Dezato, sobremesa que incorpora os sabores dos quatro cantos do Brasil e os elementos japoneses representados na exposição homenageada: maçã fuji em texturas, merengue com pimenta sanshô, bacuri com castanha fresca e matchá, e mini choux cream com rapadura.

O encontro inédito dos quatro chefs – que tem apoio da Beam Suntory, do InterContinental São Paulo Hotel e da JNTO (Organização Nacional de Turismo do Japão) – tem lugares limitados e os ingressos podem ser adquiridos com antecedência pela plataforma Sympla, no valor de R$ 440 por pessoa.

Mais de Lifestyle