Top

Como o controle financeiro e os investimentos podem fazer parte do seu lifestyle

Foto: Istock

Quando o assunto é dinheiro, as mulheres se encontram em uma posição delicada. Isso porque acumulam uma lista imensa de papéis: gestora da casa, da educação dos filhos, às vezes cuidadoras dos pais, dos pets e, majoritariamente, ainda têm que lidar com o dia a dia do trabalho. Todas essas funções precisam de um controle firme e um ótimo senso de planejamento. Porém, a realidade é mais cruel.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Um estudo feito pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) de São Paulo apontou que as mulheres que exercem os mesmos cargos que homens ainda tendem a receber menos pelo trabalho feito – se for logo após a maternidade, essa diferença pode chegar a 9%.

Fora isso, o estudo revela que em 67% dos casamentos que acabam, o padrão de vida da mulher recém-separada diminui em até 70%. Afinal, muitas mulheres veem o casamento como segurança financeira e, embora sejam responsáveis por gerenciar a casa, normalmente não têm acesso às finanças da família – o que é culturalmente delegado aos homens.

É de extrema importância o desenvolvimento de projetos e políticas que sejam, de fato, voltados para as mulheres para que a sociedade atinja um estado mais igualitário entre os gêneros. Enquanto esses projetos não saem do papel, é possível fornecer algumas dicas de como se organizar financeiramente. 

Tenha tudo por escrito

O primeiro passo para um controle financeiro eficiente é ter noção de todos os gastos mensais, mesmo aqueles “invisíveis”, que passam despercebidos. Com uma ferramenta de controle, como uma planilha, tudo fica mais visível no momento de organizar a vida financeira.

Nela, é possível ver por onde o dinheiro está escoando, em que lugar se deve investir mais ou reduzir gastos. O ideal é conseguir, pelo menos, que fiquem igualados os ganhos e gastos do mês.

Atenção redobrada ao cartão de crédito

Embora a função do crédito seja muito útil para o dia a dia, o uso do cartão pode tornar-se um círculo vicioso e uma armadilha no orçamento se não for usado com controle e consciência.

Gastar mais do que se pode pagar vai gerar dívidas com um dos juros mais altos do mercado, logo, os meses subsequentes vão ser afetados. O ideal é utilizar o cartão de crédito apenas para emergências ou replanejar as contas da casa para usá-lo com exclusividade, de modo a deixá-lo como único meio de pagamento.

Invista com cuidado e muita pesquisa

Faz toda a diferença investir o dinheiro no orçamento futuro, mesmo que seja uma quantidade baixa. É importante estabelecer reservas de acordo com os objetivos desejados, como viajar, comprar a casa própria ou trocar de carro – e guardar mensalmente um pequeno valor para cada objetivo.

Estude as opções de investimento com os melhores retornos no prazo estipulado para cada objetivo. Se necessário, é sempre possível entrar em contato com um profissional de finanças para auxiliar na escolha do melhor investimento para cada perfil.

Outro ponto importante é investir no futuro, nesse caso, a previdência privada vale a pena para garantir uma renda confortável para o momento em que não é mais possível trabalhar. Ainda segundo o estudo mencionado, as mulheres compõem cerca de 53% do total de investimentos em previdência privada como uma forma de garantir alguma rentabilidade no futuro.

Mais de Lifestyle