Top

Casa Museu Ema Klabin hospeda o Bazar da Cidade

Painel de parede de Ivone Rigobello – Foto: Divulgação

Nos dias 27 e 28 de agosto acontece o Bazar da Cidade na Casa Museu Ema Klabin, no Jardim Europa, em São Paulo. Mais de 60 expositores participam do bazar que já se consolidou como um espaço de articulação de artesãos, artistas e produtores independentes de várias regiões do País. O evento acontecerá uma vez por mês até dezembro e tem entrada franca.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Uma diversidade de produtos estará à venda: desde roupas de diversos designers, óculos com madeira de reaproveitamento, joias autorais, artesanato indígena, quilombolas, peças com identidade afro-brasileira, produtos ecológicos, jogos, brinquedos em madeira, artigos de casa, decoração até peças de arte.

A gastronomia também está na programação, com produtos artesanais para levar para casa ou se deliciar no jardim da Casa Museu, projetado por Roberto Burle Marx. São massas, antepastos, queijos de leite de ovelha, quiches, hambúrguer recheado com cupim desfiado, cervejas artesanais, doces diversos, cafés especiais, couscous marroquino, comida árabe, entre outros.

Gastronomia de diversos países estará presente – Foto: Divulgação

Além de delícias, o bazar traz ainda muitas histórias curiosas de produtores independentes, como um empório cujo o proprietário resgatou antigas receitas de alimentos em conserva de sua avó romena, que veio refugiada para o Brasil por ocasião da invasão da então União Soviética.

O saxofonista Marco Melito apresenta seu repertório que passeia pelo jazz instrumental contemporâneo nos dois dias do evento. No sábado (27.08), às 16h e 17h30, e no domingo (28.08), às 15h e às 16h30.

No sábado, às 16h, haverá uma palestra com Nininha Campedelli sobre prazer feminino. Para quem gosta de artesanato, no sábado e no domingo, acontecerão oficinas de estamparia com Ivone Rigobello, às 15h, e oficinas de massinha para crianças , às 14h30 e às 16h.

Resíduo zero

A Casa Museu Ema Klabin e o Bazar da Cidade fecharam uma parceria com a Eccaplan, consultoria especializada em sustentabilidade, que fará o gerenciamento de resíduos do evento, seguindo as exigências do selo “sou resíduo zero”.

Cerâmica Wauja Aldeia Álamu Povo Waurá – Território Indígena do Xingu – Foto Divulgação

“Estamos muito contentes com esta parceria. A preocupação com o meio ambiente está na origem da Casa Museu Ema Klabin, e o jardim projetado por Burle Marx é ideal para atividades de contemplação e educação ambiental. Nas edições do Bazar da Cidade, além de lixeiras para a separação dos resíduos e o envio dos recicláveis para uma cooperativa, a Eccaplan cuidará também da triagem dos resíduos orgânicos e sua destinação para um pátio de compostagem. A cada dia, um educador ambiental circulará pelo evento, orientando o descarte correto dos resíduos”, explica Fernanda Guimarães, superintendente da Casa Museu Ema Klabin.

Durante o Bazar da Cidade, o público ainda poderá visitar a Casa Museu Ema Klabin. A residência onde viveu Ema Klabin de 1961 a 1994 é uma das poucas casas museus de colecionador no Brasil com ambientes preservados e conta com uma rica coleção de arte, incluindo pinturas do russo Marc Chagall (1887-1985) e do holandês Frans Post (1612-1680), além de artes decorativas e peças arqueológicas.

Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo.

Mais de Lifestyle