Top

Pratos brasileiros e vinhos combinam? Veja dicas de harmonização

Foto: Istock

O vinho é uma bebida considerada sofisticada, e está associada a restaurantes finos e jantares formais. Como harmonizá-lo, então, com uma culinária tão diversa como a brasileira, que tem como base o arroz e o feijão, consumido quase todos os dias pelos brasileiros? É mais comum pensar em uma cerveja ou caipirinha para servir de acompanhamento, não é mesmo? Mas a verdade é que é possível, sim, encontrar o vinho ideal para harmonizar com um PF (prato feito).

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A harmonização tem o objetivo de garantir que tanto comida quanto bebida possam ser apreciados da melhor forma possível. No caso do vinho, uma bebida que aos poucos tem feito cada vez mais parte do cotidiano dos brasileiros – vale mencionar que a região Sul do Brasil é conhecida por produzir bons vinhos -, as harmonizações ainda não são tão conhecidas.

Costumamos associar o vinho a um prato tradicional de determinada região da França ou da Itália. Mas e quando falamos dos pratos típicos da culinária brasileira, como feijoada, baião de dois e moqueca? Qual o melhor vinho para cada tipo de prato tradicional da culinária brasileira? Vamos ver a seguir!

Foto: Istock

Feijoada

Quem nunca foi ao restaurante em uma quarta-feira ou sábado e pediu uma “feijuca”? O prato é um dos mais característicos da culinária brasileira, e leva vários elementos bem gordurosos, além de muitos acompanhamentos, como arroz, farofa, couve e vinagrete. Neste caso, a melhor opção é escolher um vinho com acidez bastante acentuada e bem encorpado. Também recomenda-se vinhos de estrutura tânica, como aqueles feitos com a uva tannat.

Moqueca

Embora tenha muitas variações, a moqueca em sua essência é um prato que leva frutos do mar, leite de coco e azeite de dendê, além de verduras e legumes. É bem perfumado e de sabores intensos, que podem ganhar ainda mais destaque com a escolha do vinho ideal. Para isso, opte pelos vinhos brancos, tanto os mais leves quanto os mais encorpados. Uma dica é harmonizar com um chardonnay.

Baião de dois

Aqui, o arroz e o feijão voltam ao prato do brasileiro juntos, e não mais separados, e ganham novos elementos, como a carne seca, o bacon, o queijo coalho e alguns temperos. Por conta dos elementos gordurosos, vale a pena harmonizar com um vinho tinto mais leve e refrescante, como os da região da Borgonha.

Mais de Lifestyle