Top

Cultura japonesa: como a tradição nipônica agregou em nossos hábitos

Foto: Istock

Apesar de estar distante do Brasil, a cultura japonesa tem muita influência sobre os nossos costumes, principalmente com a globalização que aproxima o planeta inteiro. A moda, o chá, o jiu-jítsu, o karaokê, o mangá e as sandálias de dedo são só algumas das heranças nipônicas que já foram incorporadas à nossa rotina. O Brasil tem a maior população de origem japonesa fora do país asiático, são mais de 1 milhão e meio de descendentes de japoneses, a maioria residente em São Paulo, os chamados nikkeis.

Como tudo começou

Em 1907, o empreendedor japonês Ryu Mizuno se interessou pela cultura do café no Brasil e atravessou o mundo para conferir de perto. Seu navio ancorou aqui no Porto de Santos com 783 imigrantes japoneses a bordo no dia 18 de junho de 1908, data em que é celebrado até hoje o Dia da Imigração Japonesa no Brasil. O diário de bordo do empreendedor é considerado o primeiro registro da imigração japonesa no Brasil. De lá para cá, a cultura japonesa agregou em muitos dos nossos hábitos, com influências que mudaram nossa forma de viver. É a pitada nipônica que tempera a nossa diversa cultura.

Moda com personalidade

Embora a moda japonesa tenha uma linguagem bem própria, ela tem atualmente investido na união de streetwear com a cultura ancestral do país, que encanta admiradores do mundo inteiro. Além disso, muitas peças tradicionais da cultura foram exportadas para o restante do mundo, com uma leitura mais ocidental, sem abrir mão das origens. Um exemplo disso é o quimono, traje comum no país até metade do século 19, que hoje pode ser visto ressignificado na nossa moda de uma forma muito moderna e estilizada. As nossas conhecidas sandálias de dedo, feitas em borracha e todo tipo de material, também foram inspiradas nas tradicionais sandálias japonesas zori que eram feitas de palha de arroz.

Nos anos 80, estilistas japonesas imprimiram seu estilo na moda e mostraram que personalidade não faltava na moda nipônica. É que desde sempre a moda no Japão vem impregnada de uma crítica social, com a união da valorização de elementos culturais e questões contemporâneas. Naqueles anos, a semana de moda de Paris começou a contar com a participação do estilo extravagante dos estilistas japoneses, com destaque para rei Kawakubo, Issey Miyake e Yohji Yamamoto, que abriram mão das cores vibrantes e saltos da época e deram espaço para tons mais neutros. A ideia era fazer referência ao desastre vivido em Hiroshima e também mostrar um mundo mais natural e humano.

Como é camaleônica e adaptada à realidade do país, a moda japonesa hoje tem um novo ar. A força do país no mundo de videogames, quadrinhos e na internet dá um toque moderno e colorido à moda que continua a incorporar elementos tradicionais com questões atuais. Além do quimono, estampas com motivos orientais vestem looks em todo o planeta, sem falar dos tradicionais sapatos tabi shoes que foram adaptados e agora podem ser vistos com uma divisão entre o dedão e o restante dos pés por todo o mundo.

Herança nipônica

Parece algo natural brasileiro, mas o costume de consumir hortaliças nas principais refeições foi herdado dos primeiros imigrantes japoneses. Inclusive, foram eles que inseriram o plantio de pêssego e de morango na nossa lavoura, além de trazerem de suas terras a maçã fuji e o caqui. Os japoneses trouxeram também alguns alimentos que faziam parte das suas dietas e não existiam no Brasil, como feijão azuki, arroz cateto, soja, couve japonesa, acelga, nabo, pepino, rabanete, batata-doce, inhame e cebolinha. Ufa! Muita coisa! Mas ainda tem mais.

O nosso hábito de consumir chá é um costume também herdado dos nossos amigos da Terra do Sol Nascente. Para a cultura japonesa, bebidas quentes com ervas em infusão representam muito mais que a ingestão dos benefícios das plantas, mas também o fortalecimento de questões emocionais que eles aprenderam com a cultura milenar chinesa.

A influência japonesa perpassa por vários âmbitos da nossa cultura, tanto no esporte, com o judô e o jiu-jitsu, como na espiritualidade e filosofias nipônicas, com o budismo. A rica cultura japonesa está muito mais próxima do Brasil do que muitos imaginam, seja nos jogos, medicina, negócios ou mesmo na moda. O país é símbolo de modernidade, sem abrir mão da valorização cultural que construiu o Japão que podemos ver hoje. Não é à toa que a procura por aulas de japonês online só faz aumentar. Afinal, aprender japonês, idioma de um povo que faz história todo dia, é um grande diferencial.

Mais de Lifestyle