Top

Caminhos do Mar tem atrações pela história do Bicentenário da Independência do Brasil

Foto: Divulgação

Neste ano é comemorado o Bicentenário da Independência do Brasil e o Caminhos do Mar é parte da “rota da Independência”, uma vez que a Calçada do Lorena, caminho percorrido por D. Pedro I em 1822 na subida do litoral ao Ipiranga em São Paulo, está ali. Outros 8 monumentos históricos que contam a história do país, erguidos em 1922, na época para celebrar o centenário do grito do Ipiranga, estão presentes nela e ao longo da Estrada Velha de Santos. Atualmente, o Caminhos do Mar, que faz parte do Parque Estadual Serra do Mar, operado pela Parquetur por meio do processo de concessão do Governo do Estado de São Paulo, é uma unidade de conservação da Mata Atlântica. Toda essa história será contada em atividades lúdicas, recreativas e educacionais que acontecerão todos os fins de semana, até 25 de setembro.

Foto: Divulgação

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Plantação de mudas de árvores, contação de histórias, atrações musicais, caminhada simbólica, encenação teatral, caça ao tesouro e oficinas de restauro são algumas delas. Além de diversão para toda a família, as atividades serão verdadeiras aulas de história ao ar livre, e todas foram pensadas para incentivar a educação ambiental e histórica e a integração dos visitantes do parque com a natureza. A agenda acontecerá sempre aos sábados e domingos, exceto na semana do dia 7 de setembro, quando serão diárias entre os dias 03 e 11 de setembro. As ações estarão presentes ao longo do Roteiro Histórico (8 km), trilha asfaltada da Estrada Velha de Santos e também do Roteiro Ecoturístico (3,5 km), trilha pavimentada em pedras da Calçada do Lorena. Os mais aventureiros podem ainda agendar antecipadamente a visita para realizar o Roteiro Aventura (4.5 km) pela trilha da Cachoeira da Torre.

Foto: Divulgação

Ao longo da Estrada Velha de Santos e da Calçada do Lorena estão situados os monumentos históricos construídos em 1922, em homenagem ao centenário da Independência do Brasil, pelo arquiteto francês Victor Dubugras, sendo eles: Monumento do Pico, Pontilhão Raiz da Serra, Belvedere Circular, Cruzeiro Quinhentista, Padrão Lorena, Rancho da Maioridade, Ruínas e Pouso Paranapiacaba.

Foto: Divulgação

Veja programação completa aqui www.caminhosdomar.com.br/bicentenario/.

Ingressos www.caminhosdomar.com.br.

Mais de Lifestyle