Top

Buscando foco? Veja alimentos com nutrientes que ajudam na concentração

Foto: Divulgação/Istock

Ter uma alimentação saudável e equilibrada é a receita de sucesso para a saúde de qualquer um. Aliás, é por meio da alimentação que se consegue os nutrientes para ter mais energia, melhorar a memória e também a concentração.  Muito além de ajudar somente o corpo, a alimentação equilibrada também é essencial para o cérebro conseguir se manter em atividade. Conheça os alimentos que servem os melhores nutrientes para te ajudar na concentração!

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Peixes

Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar que os nutrientes fornecidos pelo peixe ajudam (e muito!) a memória, por conta do Ômega-3, que nada mais é do que uma gordura poli-insaturada, que é capaz de conectar-se aos neurônios, facilitando a plasticidade sináptica. Além disso, o Ômega-3 também tem ação anti-inflamatória, fazendo com que as células consigam se regenerar mais facilmente. Alguns estudos em fase de teste, inclusive, têm mostrado a ação do Ômega-3 para prevenção do Alzheimer. Então, capriche no peixe.

Ovos

Por terem uma concentração alta de vitaminas do complexo B e colina, os ovos conseguem ter uma ação na formação da acetilcolina, que é responsável por regular a memória. Além disso, as vitaminas do complexo B também atuam diretamente na concentração e no foco – um organismo que tem deficiência destas vitaminas costuma apresentar, como sintoma, dificuldade para se concentrar e focar nas atividades do dia a dia.

Couve

Considerado um dos alimentos mais completos para se pôr em um prato, a couve só traz benefícios para a saúde: ela é muito rica em vitaminas C, B, K, betacaroteno, flavonoides e polifenóis, que são capazes de proteger o cérebro do envelhecimento precoce. A couve também é rica em aminoácido tirosina, que auxilia na liberação de dopamina e norepinefrina, responsáveis por disparar emoções como alerta e motivação.

Abacate

O abacate é uma das frutas mais completas para a saúde. Isso porque ele tem, em abundância, vitaminas B6, B12, C e E, colina, luteína e selênio, de acordo com o nutrólogo Edson Credidio, pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A gordura do abacate pode assustar, mas, na realidade, trata-se de uma gordura boa: é a monoinsaturada, que tem capacidade de proteger artérias, o que permite um bom fluxo de sangue até o cérebro. Ou seja, o abacate tem o poder de auxiliar no bom funcionamento do cérebro.

E, caso seja necessário, com acompanhamento médico ou nutricionista, também é possível apostar em produtos multivitamínicos que complementam a alimentação e ajudam (e muito!) na concentração e no foco.

Mais de Lifestyle