Top

Game: a força feminina por trás da história de Arcane

Foto: Reprodução/Netflix

Em geral, quando o assunto é videogame, o público de foco é majoritariamente masculino. Boa parte dos jogos é, inclusive, protagonizada por homens, e traz personagens femininas estilizadas e, na maior parte das vezes, sexualizadas também. Quando sai um filme ou uma série de um jogo famoso, esse processo tende a ser amenizado – ainda assim, o protagonista em geral é um homem branco. É por isso que Arcane, série animada inspirada em League of Legends, é tão importante.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Detalhes à parte, Arcane é uma história baseada em um videogame famosíssimo e que, via de regra, tem total enfoque em personagens femininas. Na verdade, a série é toda delas: um conflito familiar de duas irmãs, com protagonistas diferentes, diversas e, ao mesmo tempo, fortes e decididas.

Para uma indústria que normalmente traz um ambiente muito masculino, usar uma série tão relevante, bem escrita e roteirizada como palco para atuação de histórias femininas é um grande avanço, e cada uma dessas personagens é, na história, um componente importante.

A série se utiliza de duas personagens dos jogos como protagonistas e conta a história de Violet e Powder (Jinx), irmãs que, após um acidente, separam-se e seguem por rumos paralelos. O objetivo de Violet é procurar pela irmã – após passar anos em uma prisão -, ao passo que Jinx se transforma em uma protagonista perdida e desamparada que, aos poucos, perde a sanidade.

Nessa trama de conciliação, há outras personagens femininas que marcam Arcane com um show de força, inteligência e independência. Mulheres que são donas do próprio destino e que lutam para garantir sua independência e a mudança para uma sociedade melhor, como as próprias protagonistas, Catelyn, policial da cidade em que se passa a trama, e Mel Medarda, política da mesma cidade.

Outro destaque vai para a diversidade: há personagens negras e LGBTQIAP+ colocadas em posições importantes para a narrativa.

Para quem achou que as “porradas” ficariam com os homens, Arcane também é uma boa surpresa. Personagens como Vi, Jinx e Catelyn são bastante habilidosas em combate: Vi é excepcional em lutas de corpo a corpo, enquanto Catelyn se consagra como parte das forças armadas, com uma mira impecável. O mesmo acontece com Jinx: inteligentíssima, a personagem não apenas é boa com armas de fogo, como também cria suas próprias bombas, munições, e se sai bem nas lutas físicas.

Já na estratégia política não há quem combata Mel Medarda, uma excelente estrategista que faz de tudo para ver a cidade da trama prosperar e evoluir tecnologicamente. A personagem assume uma posição forte de liderança dentro do conselho da cidade, e mostra, a todo momento, que a liberdade e a independência são fatores a se defender a todo custo.

Vale destacar que Arcane é uma série baseada no jogo League of Legends (LoL), que é gratuito e está disponível para jogar no computador. O game é interativo, no formato moba, e é bem leve para vários dos processadores – então, seja com um PC gamer ou um notebook normal é possível acessar e jogar. Boa parte das personagens femininas da série está no jogo, e é possível usá-las nas partidas.

Mais de Lifestyle