Top

Como reinventar aquele espaço vazio em casa com um jardim de inverno

Foto: Istock

Sabe aquele espacinho na sua casa que está vazio ou um pouco sem utilidade? Ele pode se tornar um jardim de inverno. Sem a necessidade de você dispor de muito tempo e muita dedicação para a construção de um cantinho que vai fazer toda a diferença no seu lar, o jardim de inverno é a opção perfeita para deixar a casa mais charmosa e ainda trazer mais verde para o ambiente.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Ter plantas no lar pode aumentar a sensação de bem-estar e ainda ajuda a manter o ar menos seco e poluído. Veja, abaixo, dicas para montar o seu jardim de inverno.

Escolhendo o espaço ideal

A primeira coisa que você precisa fazer antes de planejar o restante é encontrar o lugar perfeito. Quanto ao jardim de inverno, por abrigar plantas que não costumam receber tanta luz solar, não é necessário se preocupar se o local recebe muita luz do sol. Isso significa que pode ser um cantinho na sua sala de estar ou de jantar. O que vale é o espaço.

Escolha as plantas ideais para o seu jardim

Existem diversas plantas que se adaptam muito bem com pouca luz solar. Além de darem menos trabalho para cuidar, são plantas que deixam o ambiente mais bonito e colorido.

Você pode escolher entre plantas suculentas e cactos (que demandam, também, menos água). Lírios-da-paz, begônias, espadas-de-são-jorge, samambaias e árvores-da-felicidade também são ótimas escolhas para compor um jardim de inverno bonito e cheio de verde.

Foto: Istock

Preparando a decoração

Diferentemente dos jardins comuns, os jardins de inverno não precisam necessariamente de grama e terra para as plantas. Em vez disso, você pode colocá-las em vasos, principalmente aqueles que são altos, e forrar o chão com pedras brancas ou cascas de pinho.

Também no jardim é possível usar uma parafusadeira e instalar prateleiras para dispor as plantas no ambiente, tanto para um jardim vertical quanto para deixar o espaço melhor aproveitado.

Cuidados básicos

Ainda que seja muito mais simples do que um jardim comum, o jardim de inverno precisa de alguns cuidados básicos. Você deve cuidar das adubações, por exemplo, nos prazos corretos, e regar as plantas sempre que necessário.

Ainda, é importante evitar que o jardim tome muita chuva (caso esteja em um local externo), pois a água em abundância pode danificar as plantas.

Mais de Lifestyle