Top

Veja como montar uma tábua de frios deliciosa

Foto: Istock

As tábuas de frios casam bem com quase todo tipo de ocasião, e é por isso que são tão famosas. Seja para reuniões familiares, assistir a um filme ou para uma noite romântica, elas se encaixarão perfeitamente em quaisquer circunstâncias, além de casarem perfeitamente com um bom vinho. As vantagens não param por aí, pois também são fáceis de preparar e podem ser compostas por uma vasta variedade de alimentos e aperitivos.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Apesar de o nome do prato se referir especificamente a queijos e embutidos como salame, peito de peru, lombo e outros, você pode alterar essa combinação como bem entender, de acordo com a ocasião. O queijo é praticamente o único aperitivo que marca presença em qualquer tábua de frios, então você precisa escolhê-lo de acordo com os acompanhamentos, porque na verdade ele funciona como um complemento. Caso os outros itens tenham sabor muito forte ou sejam temperados demais, o queijo precisa contrastar com tudo isso, então a melhor escolha seria uma alternativa mais suave, ou vice-versa.

Indo além dos frios, também é possível incluir carnes variadas, produtos em conserva (azeitona, palmito, etc.), pães, frutas (uva, maçã, morango, etc.) e molhos, o que também não costuma faltar. É importante frisar que nem tudo nesta lista combina quando servidos juntos, então vai do seu conhecimento e paladar saber como equilibrar sua tábua da melhor forma. Isso não significa que alimentos salgados e doces não possam compartilhar a mesma refeição, pois eles podem inclusive complementar um ao outro.

Uma vez que tiver selecionado todos os itens que irão compor sua tábua de frios, é hora de montá-la, lembrando que a aparência é um ponto-chave deste tipo de prato. Posicione os alimentos maiores (que geralmente são os queijos) em lados opostos da tábua, distribuindo o restante ao redor e no centro. Para colocar o molho ou patê, use uma tigela de cerâmica, sempre colocando em lados opostos dos aperitivos maiores. Provavelmente, ainda sobrarão alguns espaços vazios, que você pode preencher com castanhas ou com algumas folhas comestíveis, como louro ou alecrim.

Para uma noite romântica, não se esqueça do vinho para acompanhar! É possível complementar a tábua com cestas de presentes, já que esses pacotes costumam vir com uma variedade de itens que casam bem com os alimentos da tábua de frios, dentre eles doces e o próprio vinho. Vai da criatividade de cada um complementar o momento para deixá-lo ainda mais agradável e especial.

Mais de Lifestyle