Top

Gran Reserva: a nova linha de vinhos sustentáveis da Concha Y Toro

Foto: Ligia Kas

Com o propósito de reafirmar seu compromisso com a preservação da natureza e elaborar vinhos de qualidade, com consciência ambiental, a Concha y Toro acaba de lançar Gran Reserva, vinho produzido dentro das mais rigorosas práticas sustentáveis, concebidas para proteger a biodiversidade dos biomas chilenos em todos os âmbitos possíveis. Esta é a primeira linha da vinícola chilena, na qual a origem de cada variedade está associada a diferentes bacias hidrográficas no Chile. Isto porque os rios são os responsáveis por trazer características especiais em termos de solo e clima destes lugares, já que agem como verdadeiros corredores por onde entra a brisa marinha ou andina que resfria os vinhedos, gerando condições excepcionais para o cultivo da videira. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Após uma pesquisa exaustiva, foram selecionados os vinhedos Palo Santo na ribeira do Tinguiririca, Denominação de Origem (D.O.) Marchigüe, no vale de Colchagua, onde nasce o Cabernet Sauvignon; Peumo, na ribeira do Cachapoal, D.O. Peumo, no vale de Cachapoal, berço do Carménère; e Ucúquer, na ribeira do rio Rapel, D.O. Litueche, no vale de Colchagua, que dá origem ao Sauvignon Blanc. 

Marcio Ramirez, nome forte na seleta família de enólogos da Concha Y Toro está à frente dos rótulos tintos Gran Reserva, enquanto Max Weinlaub, outro destacado enólogo da companhia, é responsável pela elaboração do Gran Reserva Sauvignon Blanc. Vale ressaltar que, um dos principais interesses da Concha y Toro é a conservação da flora e da fauna para alcançar uma produção sustentável e ecologicamente correta em áreas próximas às margens dos rios dos vales vitivinícolas mais importantes do Chile, como parte de sua busca por maior frescor em seus vinhos.

“Na Concha Y Toro o compromisso com sustentabilidade avança em direção a metas ambiciosas. A companhia visa reduzir suas emissões totais de CO2 em 35% até 2025 (em comparação com 2017) e depois, em 55% até 2030. Por sua vez, em 2019, a viña anunciou seu compromisso de zero emissões de CO2 até 2050. Com isso, a Concha Y Toro busca estar cada vez mais em linha com a demanda global por políticas de consciência ambiental e social, além de buscar inovação através de estudos e pesquisas para elaborar vinhos ecologicamente corretos e ao mesmo tempo excelentes”, comenta Pietro Capuzzi, diretor de marketing no Brasil.

Ao longo desses anos,  a empresa apresentou avanços concretos na pauta ambiental ao conquistar várias certificações importantes, incluindo o selo B Corporation adquirido no ano passado e renovado este ano;  o Forest Stewardship Council (FSC), o selo Green-e, e o Código de Sustentabilidade Wines of Chile a partir de 2012, o que reafirma seu compromisso em elaborar vinhos cujas uvas e manejo do vinhedo estejam totalmente em linha com práticas sustentáveis. Isto se traduz em vinhos com grande concentração, personalidade e um perfil aromático amplo e complexo, além do frescor que define a nova marca Gran Reserva,  reflexo da qualidade e do compromisso com o meio ambiente que caracteriza a Viña Concha y Toro.

Além disso, em 2021, a Concha y Toro se uniu à rede global de biodiversidade, o que a converte na primeira empresa vitivinícola a contribuir com informação para o E-BioAtlas, um projeto da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), e o NatureMetrics, que procura conhecer as espécies presentes no ecossistema, bem como seus hábitos de migração. Soma-se a isto a participação da companhia chilena na Rede de Pegada Hídrica (Water Footprint Network), com geração de 100% da eletricidade necessária para produzir os vinhos, provenientes de fontes renováveis através de energia solar e hídrica.

Gran Reserva chega ao mercado brasileiro nos rótulos Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon e Carménère, ao preço sugerido de R$ 109,90 (à venda exclusivamente no Pão de Açúcar até o final de setembro).

Mais de Lifestyle