Top

Estilo mediterrâneo: como dar mais frescor e leveza aos ambientes

Foto: Divulgação/Istock

A decoração é essencial para transformar um ambiente, e sem dúvidas, a decoração do estilo mediterrâneo tem sido uma das mais visadas entre as tendências do mundo de design de interiores. Justamente por estar ligada ao mediterrâneo, a questão da praia e do mar são intrínsecas a esta decoração, e pode ser muito bem aplicada na casa de quem simplesmente ama um clima caiçara no ambiente. Se você está pensando em investir na decoração do estilo mediterrâneo para a sua casa, se liga nestas dicas!

Por que escolher a decoração mediterrânea?

Entre os anos de 2020 e 2021, vimos o quanto estar em um ambiente confortável é importante. Afinal, a pandemia de Covid-19, por impossibilitar o contato físico, diante das medidas de segurança para evitar a propagação do vírus, foi regida por isolamento social. Dentro das próprias casas, as pessoas tiveram que adaptar o próprio lar para ficar ainda mais confortável, seja para trabalhar ou mesmo para lidar com a constância do mesmo ambiente.

A decoração mediterrânea, nesse sentido, traz um aspecto de leveza e calmaria no ambiente, pois tem como característica um ambiente mais clean, com cores menos intensas, o que consequentemente acaba dando uma sensação de bem-estar e conforto no ambiente. As cores em tons de verde, azul, bege e branco são essenciais para compor esse tipo de decoração, e são cores que naturalmente deixam os cômodos com um ar mais leve. Por isso, muitas pessoas escolhem o estilo mediterrâneo para decorar o próprio lar.

Dicas para decorar no estilo mediterrâneo

Como dito anteriormente, as principais cores do estilo mediterrâneo são azul, verde, tons de branco e tons de bege, ou seja, tons mais neutros no geral, misturados ao azul e ao verde. A ideia é relembrar os locais ao redor do mar mediterrâneo, como as regiões litorâneas da Itália, da Turquia, da Grécia, da Espanha e do norte do continente africano. A ideia é trazer frescor, aconchego e materiais naturais, como a madeira e as pedras.

Portanto, aposte muito em móveis em tons amadeirados mais claros e peças que são simples e, ao mesmo tempo, sofisticadas. Isso dá um ar de simplicidade e amplia a visão clean do ambiente. Também é possível instalar prateleiras com uma furadeira para deixar o ambiente com mais tons de madeira. E não se esqueça de adicionar a luz natural, que faz toda a magia do estilo acontecer.

Pedras e cerâmicas em tons mais frios também são muito bem-vindas no estilo, e tapetes de fibras naturais como bambu, por exemplo, ajudam a dar um frescor e uma leveza no ambiente, que é o foco do estilo mediterrâneo.

Mais de Lifestyle