Top

Festival Grafites Transformadores quer criar novo Beco do Batman na periferia

Foto: Divulgação

Para mostrar, na prática, que a arte gera efeitos duradouros que reverberam muito além da estética, mostrando como a criatividade possui potencial crítico e transformador, acontece no dia 28 de maio o Festival Grafites Transformadores.

O evento, que é realizado pela plataforma de cultura e impacto social Blend Inspire, reúne, em Embu das Artes (SP), oito grafiteiros – como Senk, Sator e Caligrapixo – para uma ação inovadora, que tem como parceiros o laboratório criativo VISTA Lab (vista.art.br) e o hub de inovação Labof (labof.com.br). O evento também conta com o apoio de Anjos Tintas e Tigre.

O pontapé inicial será dado nos muros da Rua Davi, no bairro Jardim Santa Luzia, distante quase 30 quilômetros da Avenida Paulista, onde está localizada a sede da ONG Reflexões da Liberdade, focada em justiça social e cidadania. Cada artista ficará responsável pela pintura de um espaço. Posteriormente, os grafites finalizados transformarão esta viela da periferia da Grande São Paulo em uma grande galeria a céu aberto, pronta para receber visitantes, assim como acontece no Beco do Batman, famoso mural a céu aberto na Vila Madalena, que foi criado há cerca 40 anos e até hoje é renovado por grafiteiros. A Rua Davi tem tudo para se transformar na mais nova atração turística e cultural dessa região periférica.

Foto: Divulgação

A proposta da Blend Inspire é que, ainda ao longo deste ano, sejam realizadas outras duas intervenções no mesmo local além da programada para o próximo dia 28, ajudando dessa forma a consagrar um novo espaço cultural. É o início de um projeto social que, além de transformar vidas por meio da arte, vai acompanhar o seu desenvolvimento.

“Nossa missão é usar a força criativa de nosso coletivo para deixar um legado para sociedade e mostrar a importância de olhar a periferia de outra forma, valorizando talentos, revitalizando espaços e criando conexões que não teriam acontecido na vida real”, diz Nadia Léauté, CEO e fundadora da Blend Inspire. “Levar grafiteiros conceituados é uma forma de inspirar e mostrar às pessoas que esse também é um caminho profissional. No entanto, é mais importante promover uma vivência que faça as pessoas enxergarem o mundo de outra forma. Usamos a arte como ferramenta de impacto social.”

Emerson Ferreira, um dos idealizadores do festival e membro do conselho da ONG Reflexões da Liberdade (@ReflexoesDaLiberdade), também acredita que as cores têm impacto positivo na mente e na vida das pessoas. “O evento será uma poderosa ferramenta para ajudar moradores daquela região a se libertarem das grades mentais”, diz.

Foto: Divulgação

O Festival Grafites Transformadores será interativo, com workshop de grafite, aulas de skate (promovidas pela @ONGSocialSkate), batalha de rimas organizada pela @1MinutoDe_Rap (gravadora que revela novos talentos do rap nacional) e ainda apresentação de dança. Embu, que há 20 anos era um dos lugares mais violentos do Brasil, com uma elevadíssima taxa de homicídio, agora tem tudo para fundar um importante braço turístico que sublinha nobres valores humanos, em sua região central.

“Acredito que um festival desse porte leva moradores e transeuntes do local a se identificarem mais com o bairro através da arte, além de levar alegria à região”, diz Senk, que também é um dos curadores do Festival.

 

 

Mais de Lifestyle