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Bruno PlayHard: o fenômeno gamer do Brasil 

Foto: Henrique Tarricone / Styling: Bruno Uchôa

Todos já sabem que o FreeFire conquistou o mundo. O jogo de ação que tem Alok e Anitta como algumas de suas personagens ganhou tanta visibilidade que até o mundo da moda o abraçou com o desfile especial que tivemos no São Paulo Fashion Week. Entrevistamos Bruno PlayHard, verdadeira autoridade no País e no mundo quando o assunto é game. Com fotos exclusivas para RG, clicadas por Henrique Tarricone e com styling de Bruno Uchoa, contamos um pouco da sua história e das promessas que ele e esse incrível universo têm ainda para realizar. 

Quem era o Bruno antes do Free Fire? 

Eu já trabalhava com internet desde os meus 15 anos de idade, comecei moderando comunidades do Orkut, depois como assistente de redes sociais e também tive algumas páginas de sucesso com conteúdos variados ao longo dos anos que me possibilitaram pagar minhas despesas e investir no meu primeiro projeto com games, que se iniciou durante minha graduação em ciências da computação. O Free Fire chegou em 2018, quando eu já tinha terminado a faculdade, tinha alguns milhões de seguidores nas redes e estava morando no Rio de Janeiro em uma casa de produção de conteúdo. 

Foto: Henrique Tarricone / Styling: Bruno Uchôa

Como começou sua carreira no jogo?

Comecei no mundo dos games em 2014, quando criei meu canal do YouTube. Tendo acumulado uma experiência grande gerenciando comunidades e construindo páginas de sucesso na internet nos últimos 15 anos, decidi começar um projeto em um segmento que sempre fui apaixonado e em uma plataforma que estava crescendo muito. 

Qual a importância do mercado gamer no Brasil e no mundo? 

Games já é um mercado de US$ 200 bilhões, maior que cinema e música juntos, e foi impulsionado ainda mais durante a pandemia com teatros, shoppings e diversas atividades fechadas. A maior importância do mercado é conseguir nortear os hábitos e interesses dos consumidores de forma impactante, junto aos criadores de conteúdo e jogadores profissionais de esportes. Da mesma forma que as gerações passadas se interessavam em marcas por meio de comerciais de TV ou ligas de futebol, a era dos games abriu um ponto de contato direto com as novas gerações. 

Foto: Henrique Tarricone / Styling: Bruno Uchôa

O que você tem a dizer sobre o metaverso? Quais são suas expectativas? 

O metaverso é a interface que pode conectar todas as vantagens da tecnologia de blockchain com a forma que interagimos com diversas plataformas/serviços na internet hoje. Minha expectativa é que realmente ocorra essa interoperabilidade entre plataformas que é prometida. Além da experiência visual dos metaversos mesclando realidade com o digital, o mais importante é que seja possível cada um dos usuários ser o verdadeiro dono dos seus ativos digitais, identidade e dados. 

Foto: Henrique Tarricone / Styling: Bruno Uchôa

Quem é o Bruno PlayHard hoje e quais são os projetos para o futuro? 

Nos últimos anos consegui me tornar referência no cenário de games mobile, sendo um dos maiores influenciadores do mundo e sendo apoiado por diversas marcas. Entendendo esse público consegui participar de projetos incríveis como a LOUD e fazer a diferença para milhões de pessoas que acompanham a nossa trajetória. Para o futuro pretendo continuar usando minha experiência com a comunidade junto ao meu lado empreendedor para desenvolver projetos incríveis que possam gerar valor para eles na interseção de gaming e web3. 

A ligação entre a publicidade, a moda e o mercado gamer é uma junção de sucesso? 

Total. Os games hoje engajam mais pessoas do que qualquer outra vertical do entretenimento, misturando diversão com interatividade. Em alguns segmentos já lideram as pesquisas como um fenômeno definidor de cultura, especialmente quando o consumo do público se volta cada vez mais para o online. Marcas, anunciantes e varejistas podem lidar com a moda de uma forma inovadora, com capacidade de criar e personalizar tudo, sem as restrições da realidade física. 

Foto: Henrique Tarricone / Styling: Bruno Uchôa

Conselho para quem sonha em seguir sua profissão. 

Curiosidade e dedicação. A internet está mudando drasticamente. Eu já passei por muitas mudanças no segmento e fica cada vez mais difícil acertar quais serão os próximos tópicos quentes, nos quais milhares de pessoas vão construir negócios. É necessário estar preparado para ver as oportunidades, e isso só é possível com muita dedicação, aprendendo conceitos básicos e começando de algum lugar com metas milimétricas. Muitas vezes percebo que as pessoas se espelham em outras que estão há décadas no mercado, e se esquecem que todos começaram de alguma forma simples.

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