Top

Pirelli lança música com sons captados em fábrica

Foto: Divulgação

Com 150 anos recém-completados, a Pirelli inova mais uma vez e apresenta uma música totalmente brasileira, criada a partir de sons captados na fábrica de Campinas, no interior de São Paulo. Com o nome “A Beautiful Place” (em português, “Um Lugar Bonito”), a música traz sons industriais como melodia e batidas para uma mistura entre bossa nova e funk e faz parte do Relatório Anual de 2021 da empresa italiana.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A música foi criada por quatro artistas: os brasileiros Tony Felix, Pinguim e Fernanda Broggi, e a mexicana radicada no País Susy Garcia, que tinham como desafio desenvolver arte a partir de uma unidade fabril. E foi nas batidas de máquinas, buzinas de empilhadeiras, pressão de vulcanizadoras e teclados de computadores, que os artistas produziram a obra.

Já é tradição da Pirelli utilizar a arte para ao apresentar o seu balanço financeiro e operacional. Para o Relatório de 2021, além da unidade fabril brasileira, a Pirelli selecionou as fábricas de Rome, nos Estados Unidos, de Settimo Torinese, na Itália, de Slatina, na Romênia, e de Yanzhou, na China, para mostrar ao mundo como uma planta fabril pode apresentar características que vão além de sua essência produtiva.

Foto: Divulgação

Para Felix, que produziu a obra, o principal desafio foi fazer uma música com a cara do Brasil, usando elementos de sons industriais. “E nada mais brasileiro do que a bossa nova, mas como juntar esses sons com uma música tão tranquila e melódica?”, diz ele. A solução foi unir o Brasil clássico ao moderno. “Queríamos trazer a bossa nova e encontramos no funk, outro estilo 100% brasileiro, a sonoridade ideal. Misturamos os dois e ficou lindo. Podemos dizer que criamos a ‘Bossa Funk Industrial’”, brinca.

Já para Susy, que dirigiu o clip, é a autora da letra e ajudou na criação da música, um grande desafio foi produzir a letra. “Tive que usar palavras que nunca tinha utilizado em uma música, como pneus, velocidade e força, mas sempre respeitando o tema e trazendo o significado de ‘Um Lugar Bonito’ para a música”, explica. “É interessante perceber, para quem, como eu, não conhecia uma fábrica, como há beleza em todos os lugares. Na parte arquitetônica e no dia a dia, na saudade de voltarmos ao lugar onde passamos o dia, já que algumas pessoas ficaram afastadas nos últimos anos por conta da pandemia. É realmente um lugar bonito de várias formas”, finaliza.

Fernanda foi a responsável por emprestar a voz à recém-criada canção. “Foi um desafio diferente e muito legal. A música ficou muito interessante e vai ao encontro das novas tendências musicais, de utilizar instrumentação eletrônica, mas aqui, utilizamos sons da fábrica. A ideia foi muito revolucionária e o produto ficou incrível”, diz.

Foto: Divulgação

Já para Iremar Filho, mais conhecido como Pinguim, responsável pela captação dos sons da fábrica, é incrível poder tirar som e fazer arte de um lugar que ninguém acha que é possível. “Foi muito interessante, porque montamos os equipamentos e fizemos um tour pela fábrica, algo que nunca tinha feito. Depois, decidimos pegar sons de partes específicas do local e de certas máquinas. É um universo totalmente diferente, mas mostramos que dá para fazer música”, finaliza.

Mais de Lifestyle