Top

Alter do Chão: o Caribe Amazônico e suas águas cristalinas

Alter do Chão – Foto: Pixabay

Quem olha para o estado do Pará no mapa do Brasil percebe que dá para se perder facilmente naquela imensidão. Conhecido por sua cultura e culinária típica, o Pará abriga paraísos que grande parte dos brasileiros desconhece. Quando chegar a hora de programar a viagem, se o objetivo for se perder nos pensamentos e encontrar um lugar paradisíaco no coração do Brasil, um destino pode ser muito encantador e surpreendente: Alter do Chão, também conhecido como Caribe Amazônico.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O paraíso pertence ao município de Santarém, e está localizado às margens do Rio Tapajós. Lá, o turista vai encontrar lindas praias de água doce e cristalina, areia branquinha, cercadas por uma vegetação encantadora de floresta tropical. É programação para o ano inteiro, pois dificilmente não faz calor e não tem sol na região – é praticamente verão o ano inteiro.

Passeio completo

Alter do Chão é encantadora pelo visual, por isso foi considerada pelo jornal inglês “The Guardian”, em 2009, uma das dez praias mais bonitas do Brasil. Mas as suas qualidades não param por aí: a gastronomia, típica do Pará, encanta turistas do mundo inteiro. É possível encontrar pratos específicos da região e também aquele peixinho frito na beira da praia, que não pode faltar.

Os passeios de barco revelam verdadeiros oásis do nosso País e apresentam ilhas, comunidades ribeirinhas e indígenas. É muito válido contratar o serviço de um guia turístico  para conhecer a história dos vilarejos, igarapés, dos primeiros moradores da localidade e da cultura do carimbó, fortíssima na região. Alguns passeios podem também ser feitos de carro, e a mobilidade fica muito mais fácil com a opção de locação de veículos.

Alter do Chão – Foto: Pixabay

Como chegar

Não existe voo direto para Alter do Chão, pois o município não tem aeroporto. Mas dá para ir até Santarém de avião, em voos que partem de diversas cidades do Brasil, e de lá, pegar um transporte até o Caribe Amazônico. Quem optar por locar um veículo durante a viagem pode contar com essa comodidade, mas existe também a opção de ônibus e táxi para fazer o percurso. Alguns hotéis oferecem serviço de traslado, para trazer os hóspedes do aeroporto e levá-los de volta.

Um lugar, duas paisagens

A depender da época do ano, o cenário em Alter do Chão pode mudar completamente. Entre os meses de agosto e janeiro, o Rio Tapajós está na vazante, e é possível desfrutar de muitas praias, com a areia branquinha, típica da região. Embora esse seja o período preferido pelos turistas, entre fevereiro e julho, a paisagem se transforma. As praias desaparecem, são engolidas pelo rio, e um belíssimo cenário natural se revela, com uma vista digna de paraíso.

Embora seja praticamente verão, com calor, o ano inteiro na região, algumas épocas são mais secas e outras, mais úmidas, no pedacinho de éden brasileiro. Os meses mais secos, entre agosto e outubro, são propícios para o surgimento das praias, ideal para os turistas que querem o esquema “pé na areia, caipirinha, água de coco, cervejinha”, com destaque para o mês de outubro, quando os termômetros atingem os 32ºC. Independentemente da época do ano, nenhum turista vai poder reclamar de tédio em Alter do Chão, pois as opções de passeios são inúmeras, todas de cair o queixo.

Mais de Lifestyle