Top

Suíça baiana: por que Vitória da Conquista tem esse nome

Foto: Site da Prefeitura de Vitória da Conquista

Com um clima frio e seco, cuja temperatura chega a menos de 10ºC no inverno, Vitória da Conquista, a terceira maior cidade da Bahia, passou a ser conhecida como a Suíça baiana. Localizada a quase mil metros acima do nível do mar e a 509 km de distância de Salvador, no sudoeste do estado, a cidade encanta moradores e turistas por sua beleza e natureza preservada.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Vitória da Conquista é um destino excelente para quem deseja estudar, morar ou apenas turistar. A cidade é cheia de universidades, ideal para quem busca fazer uma faculdade na cidade. Ainda possui um dos maiores PIBs da Bahia, o que indica que é uma excelente cidade para trabalhar e constituir família, com uma das melhores qualidades de vida do estado.

Mas, se o seu intuito é apenas realizar uma viagem curta para conhecer a Bahia nas férias, você não pode deixar de fora do seu roteiro uma passada nessa cidade fria, em meio ao paraíso “caliente” do Nordeste. É uma excelente opção para fugir do calor e da rotina do litoral, principalmente no inverno. Pode-se chegar lá de carro ou de ônibus; todavia, esse roteiro dura cerca de nove horas, partindo de Salvador. Assim, a melhor opção para quem quer passar um tempo agradável na cidade e aproveitar ao máximo o que ela pode oferecer é pesquisar por passagens aéreas para Vitória da Conquista, partindo da cidade de Salvador, que dura cerca de 1 hora e 30 minutos de viagem.

O que fazer em Vitória da Conquista?

A Suíça baiana tem várias atrações para viagens curtas de três a cinco dias, mas é sempre importante observar a previsão do tempo, para não ter seus planos frustrados. As principais atrações turísticas da cidade são realizadas ao ar livre, como a Reserva do Poço Escuro e o Parque da Serra do Periperi.

A Reserva do Poço Escuro é uma área preservada de cerca de 17 hectares de mata, e é excelente para quem quer realizar uma imersão na natureza. A reserva oferece trilhas guiadas em um ambiente superpreservado, onde é possível conhecer a fauna e flora local. O ideal é reservar uns dois dias para visitar o Poço Escuro com tranquilidade e aproveitar o máximo que puder.

Já o Parque da Serra do Periperi tem uma das vistas mais lindas da cidade. É no topo da serra que se localiza a estátua do Cristo crucificado, onde você pode presenciar o mais incrível pôr do sol do estado, além de ter uma vista privilegiada de toda a região.

Além das visitas ao ar livre, é possível visitar o Museu da História e Política Regional da cidade e as famosas fábricas de biscoitos de polvilho, que são tradicionais na cidade e podem ser encontrados em diversos tipos e sabores.

Mais de Lifestyle