Top

Novo projeto do fotógrafo Jacques Dequeker mergulha no metaverso

Foto: Divulgação

Suas lentes já registraram ícones como Gisele Bündchen, Alessandra Ambrósio, Anitta, Ashton Kutcher, Rita Ora e Adam Levine, e suas fotos já cobriram inúmeras capas de revistas internacionais de moda. O fotógrafo Jacques Dequeker, que reúne inúmeras premiações em sua categoria, inova ao levar sua expertise do mundo real para o metaverso por meio de seu novo projeto, o DQK3R M3T4 STUDIO. O resultado? Uma união das paixões que permeiam sua trajetória desde a adolescência: bonecos, games, moda, beleza e lifestyle. A novidade contempla as áreas de fotografia, styling, cenários e computação gráfica, sempre em colaboração com profissionais reais.

Foto: Divulgação

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“As redes sociais foram uma espécie de ‘treino’ para o metaverso. As pessoas já se sentem à vontade para apresentar suas rotinas do dia,  mostrar um novo look ou um penteado, editando a forma como são vistas. O uso dos filtros só intensificou essa vontade de modificar sua própria imagem em questão de segundos”, analisa Dequeker. 

Foto: Divulgação

No DQK3R M3T4 STUDIO, artistas, fotógrafos, personalidades e criadores digitais podem criar e desenvolver os seus avatares de forma diferenciada, fugindo do aspecto ‘gamer’ e indo em direção a uma estética fashion. A equipe parte da ideia de uma loja onde existem manequins em branco, ou seja, como a criação de uma boneca do mundo real onde tudo é aplicado no metaverso. O diferencial é a junção estética, técnica, e claro, o primoroso conhecimento em fotografia pelo olhar único de Dequeker. 

Foto: Divulgação

“A ideia nasceu dos inúmeros pedidos que surgiram nos últimos meses. É um novo formato de comunicação, depois do longo período em que ficamos em casa. É um projeto que possibilita dar valor a estas conexões artísticas, em um universo digital, que possibilita o desenvolvimento de criadores emergentes em todos os segmentos”, acrescenta. “Para o mercado brasileiro, o novo projeto será potencializado nos próximos anos, justamente porque marcas e influenciadores estarão desejando, cada vez mais, explorar este universo de avatares”, define.

Foto: Divulgação

O futuro visita o passado

Os fotógrafos Irving Penn, Helmut Newton e Richard Avedon e o artista surrealista Salvador Dalí, que forjaram o DNA fashion de Dequeker, permanecem como inspiração do fotógrafo em seu trabalho virtual. “Quero fazer meus bonecos com estética de Avedon e Newton. Hoje o metaverso está habitado por figuras infantis do mundo gamer e há um nicho de oportunidade para explorar com marcas de luxo, moda e beleza, que querem entrar no metaverso mas precisam levar para lá o mesmo cuidado estético que possuem no mundo real”, explica. 

Elementos como iluminação, acting (forma de se mover e posar), styling (produção de moda), maquiagem e cabelo fazem a diferença. “Os programadores que não têm cultura de moda têm dificuldade em trazer esta linguagem ao metaverso”, complementa.

Foto: Divulgação

O trabalho do DQK3R M3T4 STUDIO vai além da criação de avatares e inclui a concepção de cenários, estúdios fotográficos, desfiles e campanhas usando todas as possibilidades que um ambiente sem limites pode oferecer. Sobre um possível conflito com o mundo real, Dequeker é taxativo: “Acredito em um futuro híbrido, unindo avatares e modelos reais. Da mesma forma como, no passado, as câmeras digitais foram criticadas, mas em seguida assimiladas pelo mercado, o metaverso também é algo que veio para ficar”, finaliza.

Mais de Lifestyle