Top

Mulheres na TI: com pouca mão de obra especializada, saiba como se destacar na área

Foto: iStock

A área de trabalho voltada para Tecnologia da Informação é majoritariamente formada por profissionais homens – Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, coletados em 2021, apenas 20% do total de profissionais no mercado de TI são mulheres. Apesar do número baixo, houve um crescimento de 60% na representatividade feminina neste setor nos últimos cinco anos, passando de 27,9 mil mulheres para 44,5 mil.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Ao mesmo tempo que o Brasil sofre a maior taxa de desemprego da história do país, o setor de tecnologia vem enfrentando uma grande falta de profissionais qualificados. Desde o início da pandemia, a mão de obra da área de TI vem sendo cada vez mais requisitada, devido ao grande protagonismo que a internet e a tecnologia vêm assumindo nesse período. O maior problema é que existem mais vagas do que trabalhadores especializados disponíveis, o que vem aumentando cada vez mais a demanda.

De acordo com dados da consultoria de recursos humanos Robert Half, o número de pessoas qualificadas na área com ensino superior completo que tenham mais de 25 anos de idade é menor que 6%, se tratando da quantidade total de trabalhadores no país. Isso aponta uma grande carência de profissionais com mais experiência, que atendam aos cargos de pleno ou sênior. O mesmo estudo mostra que 66% das empresas entrevistadas estão tendo dificuldades para preencher vagas, enquanto 42% continuam com cargos em aberto por não encontrar pessoal qualificado.

A tendência é que essa demanda por profissionais de TI apenas aumente nos próximos anos, então este seria o momento ideal para mais pessoas buscarem especialização na área. Um levantamento da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) indica que, até 2025, mais de 500 mil vagas serão disponibilizadas na área, o que vai acabar se acumulando com a demanda atual e tornando o mercado de trabalho ainda mais atrativo para profissionais especializados.

Para quem tem interesse em ingressar na área, não basta apenas entender bastante de computador. A graduação é indispensável, e hoje em dia, já não é mais o único requisito para garantir um bom emprego. Um profissional de TI deve buscar se atualizar sempre e acompanhar o mercado, seja com formações extracurriculares ou cursos de qualificação. Esse mercado também é vasto mundo afora, então aprender outros idiomas é interessante para ter mais chances com empresas estrangeiras.

Outro passo importante é escolher bem a área de atuação, já que o setor de tecnologia é vasto. Seja programação, banco de dados, desenvolvimento de apps ou qualquer outra especialidade, procure investir bastante do seu tempo de estudo no segmento desejado, e tente se envolver na maior quantidade de projetos possível, pois contar com um bom portfólio é o caminho para abrir portas no mercado de trabalho.

Mais de Lifestyle