Top

Comfort food: a tendência de alimentação que impacta o bem-estar emocional

Foto: Istock

Comfort food é aquela comida que faz emergir um sentimento nostálgico, com sabores ricos que remetem ao lar. Sabe aquela receita de vó que lembra o carinho pelo alimento que recebia na infância? São aqueles pratos que te transportam pelo tempo e te fazem sentir bem.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O alimento emocional tem a capacidade de influenciar o bem-estar das pessoas. O aconchego que a comida traz induz a uma sensação de se sentir cuidado. E não precisam ser pratos muito elaborados, pois o conforto pode ser encontrado na simplicidade.

A comida afetiva está em alta. São muitos os restaurantes que investem nesse tipo de alimento. Essas receitas impactam a saúde física e emocional. Uma receita de família pode vir à mente quando se experimenta a comida afetiva. É o alimento que abraça.

Ao invés de pedir um fast food, muitos hoje em dia preferem uma comida que traga conforto, além de conter ingredientes frescos. Os ultraprocessados dão lugar àquela comida caseira, mesmo que feita em restaurante, mas que lembra os pratos feitos em casa. Os investimentos são muitos em alimentos que possuem esses atributos.

E para quem quer se deliciar com a comfort food em casa, é possível usar um fogão brastemp 4 bocas, por exemplo, para fazer diversos procedimentos simultaneamente. Enquanto se cozinha uma massa, o molho é preparado em outra panela, e o frango, para acompanhar, sai do forno.

O interessante é refazer as receitas em casa que lembram bons tempos do passado. A sopinha de família pode ser recriada. Os ingredientes podem até mudar um pouco, desde que ela lembre aquela preparada no passado, que fazia com que se sentisse bem. O importante é ter elementos que trazem aconchego.

Comida e cultura caminham juntas, e estabelecem parâmetros para os que dividem um mesmo local. Os sentimentos podem ser parecidos, tanto no microcosmo da casa de família, quanto em um espectro mais amplo, como em cidades, estados e países. Até podem unir pessoas que viveram em uma mesma época, em que um prato era comum, e anos mais tarde, pode remeter ao aconchego dos tempos passados.

Os pratos típicos de um país também podem acolher quem mora fora. O arroz com feijão faz falta para os brasileiros expatriados. Quando podem saborear a combinação, têm a sensação de aconchego do país de origem. O mesmo acontece com pessoas de outro país que moram no Brasil e podem se sentir abraçados por um prato de onde vieram.

Mais de Lifestyle