Top

Rafael Zulu fala de seu lado como empresário: “É o lugar que sinto que faz mais parte de mim”

Foto: Thiago Bruno/Divulgação

Rafael Zulu é um ator bastante conhecido, tendo feitos já inúmeros trabalhos na televisão e no cinema aqui no Brasil. O que você pode não saber é que ele também tem um lado empresário para lá de desenvolvido.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Depois de empreender no ramo cultural no Rio de Janeiro, o foco de Zulu é no ramo imobiliário em Pernambuco, a frente da incorporadora Due, que faz empreendimentos de alto luxo na região de Carneiros por lá.

Veja a seguir uma entrevista do ator ao RG falando sobre suas inspirações nos negócios, mentalidade como chefe, novos investimentos e muito mais.

Foto: Thiago Bruno/Divulgação

RG – O foco dessa entrevista é para falarmos sobre seu lado empresário. Antes de entrarmos em algum tema específico, como você se sente com a alcunha de “investidor”, “chefe”, “empresário”? O que passa na sua cabeça quando alguém se refere a você desta forma?

Rafael Zulu – Me sinto bastante à vontade porque a minha história e vivência no meio empresarial já tem alguns anos. Durante um tempo da minha vida por ser artista e o grande público me conhecer nesse lugar, eu relutava para aceitar. Mas, com o passar dos anos, fui naturalmente me reconhecendo como empresário e, hoje, esse lugar é mais um que sinto que faz parte de mim.

RG – Estava lendo sobre você e vi que você trabalhava com telecomunicações, antes de se jogar na carreira artística como ator. O que esse seu passado profissional te ajudava nos negócios que você investe atualmente?

Rafael Zulu – Eu trago muito daquela experiência para os meus negócios de hoje. Foi trabalhando com telecomunicações que descobri e entendi o enorme papel da tecnologia enquanto uma das aliadas mais poderosas do mundo empresarial. Com ela, a inovação não tem limites e podemos traçar rumos que antes eram inimagináveis.

RG – Onde você busca informações sobre empreendedorismo e novos negócios?

Rafael Zulu – Eu gosto muito de estudar e procuro estar sempre bem informado. É claro que não conseguimos saber tudo de tudo sempre, mas o que mais funciona para mim é a combinação da pesquisa online e devorar os livros do segmento. Ah, e estar perto e trocar ideias com pessoas super talentosas e competentes ajuda muito também. E, em relação a isso, sempre tive muita sorte.

RG – Você é investidor de uma casa de shows na Lapa e produz eventos, como o Tardezinha. O que te levou, agora, para diversificar seus negócios e se aventurar em uma incorporadora de imóveis de luxo no Nordeste?

Rafael Zulu – Não possuo mais o bar na Lapa, que também assumia o papel de casa de show. Mas continuo achando o entretenimento um setor muito atraente. Eu possuo muitos interesses e a DUE desperta em mim aquela inquietude profissional, sabe? Tudo tem sempre um risco, mas acredito que as parcerias que encontrei pelo meio do caminho, como a do Abílio Costa e o Adailton Filho, foram fundamentais para eu ter entrado nesse universo que sou muito apaixonado. Na verdade, mais do que “entrado”, a confiança que eles depositaram em mim me trouxe mais segurança para seguir aprendendo e dominar o assunto.

Foto: Thiago Bruno/Divulgação

RG – Como tem sido a experiência de lidar com este ramo novo? Algo que já aprendeu e sentiu como novidade que pode aplicar em seus outros negócios?

Rafael Zulu – Acho que sempre bate um frio na barriga quando começamos algo novo. Isso acaba sendo inevitável. Procuro ter dois pilares: disciplina e determinação. Acredito que quando esses dois caminham juntos conseguimos chegar muito longe e, muitas vezes, podemos ser surpreendidos com ultrapassar os limites que nós próprios nos impomos. Outro ponto importante que aprendi em todos esses anos no mundo dos negócios é procurar estar sempre à frente dos concorrentes. No meio imobiliário, é essencial investir em tecnologia e ter a inteligência de enxergar oportunidades.

RG – Onde tem sonho de investir e ainda não o fez?

Rafael Zulu – Eu já passei por tantos setores que hoje posso dizer que a DUE é onde coloco a maior parte da minha energia. Já somos bem atuantes na região de Muro Alto e temos um total de quatro empreendimentos, sendo que dois deles já estão sendo erguidos. Acabamos de lançar mais um na Praia de Carneiros onde também construiremos outros quatro. Sendo assim, só no litoral de Pernambuco teremos nos próximos anos nove projetos que vão conectar o melhor da gastronomia, entretenimento, design e bem-estar. Estou bem animado para que possam ver e experimentar o que temos a oferecer.

RG – O que te motiva a seguir em frente buscando seus sonhos e projetos?

Rafael Zulu – Acredito que os últimos dois anos foram bem desafiadores para os negócios. Hoje, vemos uma reação do mercado com os players super aquecidos tendo disposição e coragem para inovar. E é esse cenário que faz brilhar os meus olhos porque buscar o diferente e pensar em novas formas de fazer o que já foi feito é parte da minha rotina diária. Então, quando vejo espaço para pôr isso em prática fico muito animado e otimista.

Mais de Lifestyle