Top

Ação de Rua – SP: projeto distribui comida com cardápio criativo

Foto: Divulgação

Criado em meio à crise econômica e sanitária provocada pela pandemia de Covid-19 no Brasil, o Ação de Rua – SP nasceu em julho de 2020 para levar alimentação com um cardápio variado, criativo e nutritivo para pessoas em situação de vulnerabilidade social da capital paulista. Idealizada pela arquiteta Joana Sarue e a agente de viagens Katia Ciccone, a ação tem como objetivo criar uma experiência diferenciada para a entrega de refeições, oferecendo um menu personalizado com diversidade de pratos feitos com ingredientes de boa qualidade e técnicas diversas. 

Foto: Divulgação

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A partir de doações de verba e produtos, cozinheiros voluntários preparam as refeições que fogem do básico, explorando receitas tanto da cozinha tradicional brasileira como da culinária internacional, incluindo proteínas e massas, lanches caprichados e opções vegetarianas e veganas. Dentre os pratos já servidos, estão ragu de pernil com polenta, chilli texmex, thai curry, feijoada, bobó de camarão, galinhada, baião de dois, moqueca baiana, feijão tropeiro, bacalhau com natas, frango marroquino, boeuf bourguignon, moussaka, croque madame e empanadas. 

“Nosso objetivo sempre foi levar para as pessoas que estão em situação de rua uma experiência, não só alimentar e nutritiva, mas também inclusiva. Nosso intuito é proporcionar ao maior número possível de pessoas a possibilidade de desfrutar de alimentos que despertem emoções positivas, sensação de conforto e bem-estar”, conta Katia. 

Foto: Divulgação

Com entregas realizadas aos sábados, o time do Ação de Rua – SP oferece sempre pelo menos cinco opções de refeição, para assegurar às pessoas atendidas pelo projeto a autonomia quanto ao que preferem comer. Todas as entregas contam com prato principal, sobremesa, água, talheres descartáveis e guardanapo. Dentre as sobremesas, são preparados doces caseiros muito bem preparados pelos confeiteiros [mulheres e homens] do projeto, como mousses, bolos, compotas, cookies, brigadeiros. Para completar, o projeto também distribui um kit de higiene com máscara, álcool gel e sabonete. 

Foto: Divulgação

“A ideia é dar oportunidade para que cada vez mais gente prove novos sabores e tenha experiências alimentares diversas. Pessoas em situação de extrema vulnerabilidade dificilmente podem ter preferências na hora de comer e, por isso, queremos ajudá-las a resgatar esse direito, oferecendo opções de pratos diferentes.”, finaliza Joana. 

O projeto, que acontece nas zonas Oeste, Sul e Central da capital de São Paulo, atende pessoas que vivem em praças, largos e sob pontes, assim como as que, embora não estejam em situação de rua, enfrentam dificuldades por estar, de outras formas, à margem da sociedade, como imigrantes, trabalhadores precarizados, moradores de comunidades carentes e ocupações, entre outros. 

Foto: Divulgação

O Ação de Rua – SP já prepara e entrega entre 300 e 400 refeições por semana, com um total de mais de 18 mil refeições distribuídas desde o início do projeto. Em crescimento acelerado, a meta é atingir 600 refeições semanais até o final de 2022. Logo em 2020, a ação contava com duas cozinheiras e um distribuidor. Hoje, já conta com 25 pessoas ativas na cozinha (entre cozinha quente e confeitaria), 16 distribuidores e cinco pessoas envolvidas na comunicação e divulgação. As arrecadações são feitas por meio de uma rede ampla de parceiros – pessoas e empresas que contribuem mediante ações como preparo e distribuição das refeições -, apoio financeiro ou doação de alimentos e itens para os kits de higiene.

Mais de Lifestyle