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O Boticário lança campanha para o Dia Internacional da Visibilidade Trans

Alex Kiyohara, que fez a campanha para O Boticário – Foto: Divulgação

Celebrado em 31 de março, o Dia Internacional da Visibilidade Trans tem engajado uma maior participação de entidades globais ligadas aos direitos humanos a fim de promover pautas de respeito, representatividade, acesso e inclusão dessa população em todo o mundo. Neste contexto, O Boticário lança a campanha “Histórias do Alex”, cocriada pela AlmapBBDO, que traz uma série de conteúdos sobre visibilidade trans para a Alexa, assistente virtual da Amazon. Entre os temas: Quebra de Expectativa, Padrão Estético, Ambiente Seguro, Cultura & Representatividade, Devolver o Protagonismo e Oportunidades – todos protagonizados por Alex, personagem real que inspirou a campanha.

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Convidado para listar pautas importantes, o publicitário Alex Kiyohara, homem trans de 25 anos, foi escolhido para representar a população trans na campanha. A partir de vivências pessoais de Alex, os seis temas foram construídos como forma de ampliar a visibilidade da data no Brasil, que é o País que mais mata pessoas trans no mundo pelo 13º ano consecutivo, segundo dados de 2021 da Transgender Europe (TGEU), que monitora dados globalmente levantados por instituições trans e LGBTQIA+.

Durante o dia 31 de março, os usuários da assistente virtual da Amazon poderão acionar a Alexa da seguinte forma: “Alexa, abrir visibilidade trans”, em seguida o personagem da campanha irá se apresentar e trazer de forma aprofundada conteúdos sobre cada tema, no intuito de reforçar a urgência em debater representatividade de forma consistente, inclusive entre marcas de consumo e varejo.

“Para mim, foi muito importante participar desse trabalho, pois sinto que pude reformular a narrativa das pessoas trans que é vista pela sociedade. Pude trazer outra visão de como todas essas histórias realmente acontecem”, conta Kiyohara.

Reconhecida mundialmente, a data ainda é pouco conhecida no Brasil – que costuma celebrar no dia 29 de janeiro, segundo calendário nacional. No entanto, abraçar mais uma data de visibilidade trans revela o compromisso da marca em propor um ambiente mais inclusivo, diverso e representativo, seja na comunicação interna ou externa, nos produtos e no quadro de colaboradores. 

“Dentro do Grupo Boticário, detentora da marca O Boticário, tratamos diversidade e inclusão de forma estruturada desde 2013, inclusive com um grupo de afinidade LGBTQIA+. Hoje, temos 43 colaboradores trans – seguimos empenhados em ampliar essa participação internamente, mas também muito ativos na criação de uma comunicação mais livre de estereótipos, iniciativa endossada por nossa agenda de ESG e recentes iniciativas, como o movimento Diversa Beleza”, explica Marcela De Masi, diretora de marketing do Boticário.

 

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