Top

C40: Volvo lança carro elétrico e aposta nesse mercado com luxo e sustentabilidade

Foto: Fábio Aro

Não é só um carro, é um baita carro elétrico que a Volvo conseguiu com o C40 Recharge. Nós estivemos na Cidade do México para testar o veículo e ficamos extasiados com o que experimentamos. Para além de dirigir um carro potente e luxuoso, é a experiência de conduzir um veículo elétrico que aposta na sustentabilidade.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“O C40 chega para revolucionar. Ele traz todo o conforto de um SUV com o design de um coupé e irá agregar ainda mais em nossa linha elétrica, que cada vez mais é nosso objetivo e compromisso. Ele é mais um marco para a Volvo Cars aqui no Brasil, graças a seus atributos inovadores e respeito pelo meio ambiente”, diz João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.

Foto: Fábio Aro

A Volvo optou por abrir mão do uso de couro em seus assentos e no interior do carro, nota 10 para essa decisão. O C40 vem com todos os apps que um veículo moderno precisa, um painel encantador, com tela de ampla para acessos rápidos e com muito conforto. Por dentro, o interior traz o sofisticado acabamento Topography, com detalhes translúcidos em formas de mapas topográficos, inspirado no Parque Nacional de Abisko, no norte da Suécia. As superfícies dos tapetes são feitas de garrafas PET recicladas e a decoração Topography é feita de plásticos reciclados. O novo revestimento Microtech é um plástico tricotado, um material à base de PVC com um suporte têxtil feito de poliéster 100% reciclado.

Foto: Fábio Aro

Outro destaque do C40 Recharge, que une design com tecnologia é o teto panorâmico, que se estende desde os bancos traseiros até os bancos dianteiros. Com vidro escuro fixo laminado de alta tecnologia com revestimento IR, otimiza o conforto em todas as condições climáticas, auxiliando na redução de ruídos externos, minimiza a entrada de luz em até 95%, oferece proteção UV de 99,5% e bloqueia cerca de 80% da radiação de calor do sol.

Foto: Fábio Aro

“Cada milímetro desse carro tem uma história, as pessoas devem se sentir especial dentro desse carro”, explica Robin Page, head de design da Volvo Cars. “A filosofia de design da Volvo é sobre criar designs relevantes e que cumprem um propósito”.

Há também o One Pedal Drive, um recurso que pode ser acionado dentro do veículo e torna a aceleração e frenagem muito mais práticas através de um único pedal – você leu certo, um único pedal. Ou seja, para acelerar, basta pressionar o pedal e, para frear, é só ir aliviando o pé que o carro vai parando de acordo com a força que é exercida. Uma vez utilizando essa funcionalidade, a regeneração de energia se torna ainda mais eficiente, e ainda amplia a autonomia.

Foto: Fábio Aro

O C40 Recharge é equipado com o moderno sistema multimídia Google Automotive Services, que integra o carro aos mais avançados recursos do Google. O sistema repensa a natureza do infoentretenimento do carro e tem uma interface fácil de usar com uma conectividade incomparável. O assistente também pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts, e enviar mensagens, tudo isso apenas por comando de voz, sem tirar as mãos no volante. Além disso, possui atualizações over-the-air (OTA), deixando o sistema sempre atualizado com a versão mais recente.

Foto: Fábio Aro

“Buscamos dar aos clientes a mesma experiência que eles estão acostumados em seus telefones, mas adaptados para interação mãos livres enquanto dirigem. Dentre os recursos está o comando de voz, além do acesso a um ecossistema de aplicativos nativos no carro via Google Play”, destaca André Bassetto, diretor de produto e pós-vendas.

Outra tecnologia é o City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão. O veículo vem equipado com o Pilot Assist e Controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração e a frenagem auxiliando no deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias, além de controlar a distância do carro adiante.

Foto: Fábio Aro

Enfim, o carro é uma máquina luxuosa e deliciosa de ser conduzida, com recursos de segurança e aposta no meio ambiente. O C40 Recharge já está à venda por R$ 419.950, conta com um pacote de serviços agregados por três anos, além do pacote de internet disponível na central multimídia. Ah, a Volvo também está espalhando carregadores pelo País a fim de facilitar a vida daqueles que, conscientemente, optam por um carro elétrico, o que facilita, e muito, as viagens de loga distância. A autonomia do C40 é de 420 km.

A jornalista Ligia Kas viajou a convite da Volvo.

Mais de Lifestyle