Top

Veja cinco dicas para reduzir o estresse

Foto: Pixabay

A rotina agitada e o dia a dia pesado acabam nos deixando estressados. Essa condição, que pode parecer algo corriqueiro por atingir grande parte da população, quando se torna crônico, afeta a saúde física, mental e emocional.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O estresse constante é capaz de promover uma liberação contínua de cortisol, um hormônio que, quando em excesso, pode criar diversas condições como aumento da pressão arterial, ganho de peso, redução na atividade do sistema imunológico, alterações de humor, fadiga, além de distúrbios do sono.

Pode parecer difícil, mas existem algumas maneiras de reduzir o estresse e, por isso, a psicóloga e terapeuta integrativa da Naiak, Maria Carolina Pinheiro, separou algumas estratégias para incluir na rotina e promover a modulação do estresse. 

Pratique exercícios físicos

As atividades físicas são uma excelente maneira de reduzir essa condição. Isso porque os exercícios podem ser usados como substitutos para metabolizar os hormônios do estresse excessivo, produzindo neurotransmissores que ajudam a restaurar seu corpo e mente para um estado mais calmo e relaxado.

Tenha uma alimentação saudável

Uma alimentação variada e de qualidade, com baixo consumo de alimentos ultraprocessados ricos em corantes, gorduras saturadas, sódio e conservantes é aliada do cuidado da saúde mental. Uma vez que uma dieta desequilibrada pode levar a mudanças agudas no humor, aumentar a inflamação cerebral e impactar negativamente na microbiota intestinal.

Os alimentos ricos em ômega 3 também são excelentes opções porque melhoram o funcionamento do sistema nervoso, diminuindo o estresse e o esgotamento mental.

Faça atividades relaxantes

Tente incluir em sua rotina algumas atividades de relaxamento como leitura, meditação, dança, ioga ou alguma prática que lhe dê prazer e proporcione relaxamento, sempre favorecendo o seu bem-estar.

Consuma chás calmantes

Alguns chás como de camomila e erva-cidreira possuem alta concentração de fitoativos que contribuem com o relaxamento mental por atuarem em neurotransmissores. O ideal é incluir ao menos uma xícara ao dia da infusão dessas ervas, que auxiliam na redução do estresse.

Desfrute de uma boa noite de sono

É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, portanto, dormir bem é algo essencial e que deve ser incluído na rotina de todos. Para isso, procure fazer o ritual do sono: deixe o ambiente escuro, desligue aparelhos eletrônicos, escute alguma playlist para te ajudar a ficar sonolento e relaxe a mente.

Mais de Lifestyle