Top

Etel e galeria Almeida & Dale apresentam a exposição “Afinidades Eletivas”

Foto: Ruy Teixeira

A exposição “Afinidades Eletivas”, de Claudia Moreira Salles, acontece de 04 de abril a 21 de maio na Casa Zalszupin, em São Paulo, espaço cultural administrado pela Etel e galeria Almeida & Dale. Serão apresentadas cerca de 20 peças que marcaram a longa parceria entre Etel e Claudia, que datam desde os inícios dos anos 1990 até hoje, e que dialogam com obras de arte intermediadas pela galeria Almeida & Dale e curadas pela própria Claudia, provenientes de movimentos artísticos variados, mas que se relacionam com sua obra na mescla de rigor técnico, elegância e delicadeza, características estas que estão presentes no DNA das criações da designer.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Foto: Ruy Teixeira

“Afinidades Eletivas” tem seu nome inspirado em uma obra do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe, um romance que trata de vontades e escolhas, mas principalmente sobre “as naturezas que ao se reunirem, rapidamente se prendem e se identificam”. Os móveis, objetos, e luminárias escolhidos, manifestam as afinidades entre seus diferentes materiais, com texturas, cores, formas e temperaturas, unidos em harmonia e função.

Dentre as peças de Claudia, estão o Carrinho de Chá, Banco Jangada, Banco Iracema, Mesa Cubo Livre, as Luminárias Excêntrica e Concêntrica, entre outros.

Além disso, Claudia apresentará duas peças inéditas, a Mesa Afinidades e o Banco Medeiros. A Mesa Afinidades foi criada exclusivamente para a exposição na Casa Zalszupin. Seu desenho e escolha de materiais são baseados na mesa Guanabara de Jorge Zalszupin, com o intuito de estabelecer um diálogo e mostrar afinidade com a peça do mestre.

Foto: Ruy Teixeira

Já o Banco Medeiros parte de uma composição de planos verticais e horizontais com sua ortogonalidade quebrada pelo ângulo do assento. O banco possui uma presença arquitetônica e os materiais, pedra rústica e pinho de riga, justapõem cores e texturas opostos. O uso do pé central, o balanço do tampo até o limite do possível e o uso da madeira e do concreto são elementos que definem ambas as criações.

“A arte sempre foi uma fonte de inspiração para mim. A concisão e clareza de ideias, a simplicidade e quietude trazida por formas e composições, a coerência e a mágica entre forma e matéria, são experiências que compartilho com certas obras e que guiam meu desenho. A casa que Jorge Zalszupin, por quem tenho imensa admiração, projetou e morou durante anos, transmite esses valores e se torna um catalisador para esse convívio da arte e design”, explica Claudia.

Dentre as obras de arte intermediadas pela galeria Almeida & Dale estarão expostos nomes como Willys de CastroLygia PapeGeraldo de Barros e Waldemar Cordeiro cuja geometria tem uma ligação óbvia com os móveis e objetos, e também obras de José Leonilson Bezerra DiasAlberto da Veiga Guignard e Lasar Segall, que, segundo Claudia, a emocionam por sua beleza forte e delicada.

Foto: Ruy Teixeira

Além disso, no andar de cima da casa, ao lado do estúdio do mestre Zalszupin, será mostrado o projeto da exposição como foi desenvolvido por Claudia no estúdio e uma série de painéis com os croquis das peças expostas, inspirações, amostras de materiais para mostrar que design é um processo, uma série de reflexões e idas e vindas até chegar ao produto final.

Mais de Lifestyle