Top

Já imaginou fazer um mochilão pela América do Sul?

Foto: Istock

Muita vontade de viajar, mas não está com muito dinheiro no bolso? Se sua sede de aventura está falando mais alto, saiba que existe uma alternativa que pode se encaixar no seu momento. É o mochilão, modelo de viagem já bastante difundido na Europa, mas que pode te levar para um destino tão surpreendente quanto e ainda mais pertinho: a América do Sul. Veja algumas dicas de roteiro e de como planejar uma viagem inesquecível por paisagens e países maravilhosos.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Composta dos mais diversos cenários, que variam entre montanhas nevadas e grandes desertos, a América do Sul é cheia de encantos e culturas a serem descobertas. Países como Uruguai, Argentina, Colômbia e Peru, só para citar alguns, oferecem proximidade e facilidade de acesso para você que está mochilando. Com isso, é possível viajar de um país para outro de uma vez, às vezes sem mesmo a necessidade de ter visto ou passaporte.

Um dos bons motivos de optar pelo mochilão pela América do Sul fica por conta do câmbio. O real é uma moeda valorizada na América do Sul, o que significa que, na prática, seu poder de compra será maior em relação às moedas locais. O real costuma ser bem aceito nos principais destinos, podendo também ser trocado por moedas locais em casas de câmbio a boas taxas. Na dúvida, você pode também levar uma quantia em dólar e trocar. No mais, não há muito com que se preocupar. Mas é uma boa ideia checar as taxas de câmbio antes de partir para seu destino.

Outra facilidade encontrada fica por conta da proximidade do português com o espanhol. Mesmo que você não conheça a língua muito bem, provavelmente, não terá problemas em se fazer entender. A hospitalidade do povo sul-americano também conta na hora de driblar os pequenos ruídos que possam acontecer.

Para dar o pontapé inicial na sua viagem, você pode optar por chegar ao seu destino via terrestre ou avião. No entanto, algumas exigências devem ser cumpridas. Você deve estar com seu esquema vacinal completo, constatando que recebeu principalmente as vacinas contra febre amarela e contra Covid-19. E embora não precise de visto ou passaporte, tenha um documento em bom estado sob sua posse – o RG serve para a maioria dos países.

Caso seja sua primeira viagem, é interessante começar por um destino mais percorrido por nós, brasileiros. Trata-se de Buenos Aires. A capital argentina é uma ótima porta de entrada, pois é uma cidade bastante cosmopolita e cheia de atrações. Prefira hospedar-se em hostels para curtir ainda mais a experiência de mochilar. De lá, você pode partir para outras cidades como Bariloche, que fica na região dos lagos andinos, ou seguir para outros países próximos, como o Uruguai. Às margens do Rio da Prata, o Uruguai conta com muitas atrações históricas. Não deixe de passar por Montevidéu, a capital do país, e de lá dar um pulo nas praias uruguaias.

Outro trajeto tradicional é mochilar por Peru, Bolívia e Chile, que compõem a América Andina, palco de grandes civilizações do passado. Conhecer Cusco e Machu Picchu, no Peru, e o lago Titicaca e La Paz, na Bolívia, não podem ficar de fora do seu roteiro. Apreciar o Equador, principalmente Quito, também enriquecerá sua experiência.

Para ir de um destino a outro, além da tradicional carona, você pode optar por ir de ônibus ou até mesmo de carro. Para ter mais economia, vale fazer uma assinatura de carros. O importante é viajar!

Mais de Lifestyle