Top

Saint Patrick’s Day: saiba como escolher uma boa cerveja

Foto: Pexels

Celebrado pela primeira vez depois de dois anos de pandemia, o Saint Patrick’s Day, ou Dia de São Patrício, acontece na Irlanda nesta quinta-feira (17.03). A festa regada a cerveja é comemorada anualmente desde 1903, mas antigamente os pubs ficavam fechados por conta da quaresma, a bebida só foi fazer parte disso a partir dos anos 1970.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A data foi escolhida pois marca o dia da morte de São Patrício, padroeiro do país. Segundo a história cristã, ele viveu como pagão na Inglaterra até os 16 anos, quando foi raptado por piratas e vendido como escravizado na Irlanda. Depois de seis anos lá, ele volta para a Inglaterra onde se torna bispo, e parte novamente para a Irlanda, dessa vez como missionário, e vive ali por 30 anos.

Para celebrar a data que ficou mundialmente famosa por causa da bebida, o RG listou três dicas que podem ajudar na hora de escolher a melhor cerveja para brindar o Saint Patrick’s Day.

Tipos de cerveja

Não é necessário saber tudo sobre cerveja para conseguir fazer uma boa escolha, o básico já ajuda bastante. No geral, toda cerveja tem quatro ingredientes principais: água, cereais, lúpulo e levedura, o que vai diferenciar mesmo é a quantidade de cada um e a fermentação do líquido.

É bom conhecer pelo menos duas famílias de cervejas, a Lager e a Ale. Enquanto a primeira apresenta cervejas de baixa fermentação, como Pilsen, American Lager e Schwarzbier, as cervejas da segunda são de alta fermentação, como IPA, Weiss e Witbier. Isso significa, entre outras coisas, que as Lager são mais leves e as Ale mais amargas ou pesadas.

Harmonização

Assim como o vinho e qualquer outra bebida alcoólica, é sempre bom pesquisar qual cerveja combina melhor com determinados tipos de comida. Dessa forma, dependendo do que for comer, uma ou outra cerveja pode ser melhor. A Pale Ale, por exemplo, funciona bem com comidas bem temperadas. Enquanto uma IPA combina melhor caso o desejo seja algo picante e queijos fortes.

Leia o rótulo

Mais uma dica que serve para tudo: sempre leia o rótulo do que for consumir. Seja para averiguar a data de validade ou saber quais componentes existem na cerveja, é sempre importante. Mas existe outro dado nos rótulos que pode te ajudar a fazer uma boa escolha: o índice de amargura, que é possível encontrar como IBU (International Bitterness Unit). Essa escala vai de 0 a 100 e indica o amargor da cerveja, quanto menor o número menos amarga.

No fim das contas, a cerveja ideal depende muito do gosto de cada um. O amargor que pode não ser muito atrativo para uns é o melhor que existe para outros, por isso o importante é saber bem o que se está comprando e aí é só aproveitar o Saint Patrick’s Day para abrir

 

 

Mais de Lifestyle