Top

Insônia: chás são aliados na terapia do sono

Foto: Istock

Um dos maiores sonhos do brasileiro é ter uma boa noite de sono. A palavra “insônia” foi a mais buscada no Google nos meses de abril e maio de 2021. O isolamento social, a ansiedade fomentada pela incerteza do futuro e o impacto da pandemia nas finanças foram ingredientes que contribuíram para intensificar as noites maldormidas. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Sono (ABS) constatou que 73 milhões de brasileiros têm dificuldade de dormir ou manter o ciclo de sono sem interrupções.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A insônia é um sintoma que tem origem multifatorial, e para combater, é preciso analisar a causa. Se ela persistir por mais de três meses, caracteriza um quadro crônico, e é importante procurar ajuda médica. Na maioria das vezes, pode ser solucionada com a higiene do sono, rituais realizados antes de dormir. Um deles é bem antigo, com origem na China, e o consumo no mundo só perde para a água. Se pensou no chá, acertou. Os chás utilizados para dormir são uma alternativa natural que auxilia no tratamento. Por possuírem substâncias que agem no sistema nervoso central, o ideal é ingerir de 60 a 30 minutos antes de dormir. Assim, o corpo tem tempo para relaxar, e a mente, para serenar a maratona de pensamentos.

Consumo na dose certa

Do sorvete ao prato suculento de lasanha, do banho de sol à feijoada, “a diferença entre o remédio e o veneno está na dose”. A frase, pronunciada no século XVI, pelo médico e alquimista suiço-alemão Paracelso, tem muitas aplicações. O consumo de chá é uma delas.

As plantas medicinais trazem benefícios, mas se forem consumidas em excesso, podem ser prejudiciais. O ideal é não exagerar, e procurar variar os tipos de ervas, não ingerindo sempre as mesmas. Pode até misturar plantas diferentes, mas sem demasia. Alguns chás também não podem ser consumidos por crianças e gestantes; por isso, é importante consultar um profissional de saúde. Você anseia “cair nos braços de Morfeu”, deus grergo do sono, e ter noites restauradoras? Confira dicas de cinco chás que vão ajudar a fazer as pazes com o travesseiro e a dormir melhor.

Passiflora, ou folha de maracujá

Atua como calmante, relaxante e sedativo, com redução dos sintomas de ansiedade e estresse. Aumenta a produção de ácido gama-aminobutírico (Gaba), um neurotransmissor que diminui a atividade do sistema nervoso central, que acarreta na melhoria da qualidade do sono.

Lavanda

O uso da folha e das flores em infusão tem efeito similar ao do óleo essencial, que é o mais vendido no mundo, com propriedades ansiolíticas e sedativas. O chá promove o sono, alivia cólicas menstruais e aumenta a imunidade. Para intensificar o efeito, além da ingestão do chá, coloque gotinhas do óleo essencial de lavanda no difusor elétrico, e deixe exalar no quarto.

Camomila

Quem nunca escutou: está nervoso? Tome chá de camomila. O chá é indicado para quem deseja relaxar, aliviar as tensões e tratar a insônia. É um tranquilizante e poderoso antioxidante.

Erva-cidreira

O chá é muito saboroso e versátil. Além de aliviar a ansiedade e melhorar a qualidade do sono, é usado também para reduzir os sintomas de má digestão, dor de cabeça, gases e inchaço abdominal. As propriedades calmante, anti-inflamatória, analgésica e antidispéptica fazem dele um curinga.

Valeriana

A valeriana é uma planta muito antiga, com eficácia comprovada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É muito utilizada para tratar distúrbios do sono, transtornos de ansiedade, TPM e efeitos da menopausa. Influencia o funcionamento das células nervosas, com efeito sedativo moderado, que ameniza o estresse, os ataques de pânico e a depressão. A raíz é a parte mais utilizada, e o preparo é feito por infusão. Não deve ser consumida por grávidas, lactantes, crianças com menos de 3 anos e pessoas com problemas respiratórios.

Estilo de vida influencia na insônia

Os chás contribuem para a melhoria da qualidade do sono, mas não são milagrosos. A mudança de estilo de vida é importante para o tratamento. Evitar consumir produtos com cafeína à noite, não comer muito antes de deitar, não tirar sonecas durante o dia. A prática de atividades físicas à noite deve ser evitada, então prefira pela manhã ou no início da tarde. Alguns chás termogênicos aceleram o metabolismo e ajudam na eliminação de gordura, mas devem ser ingeridos durante o dia. Outros vilões das noites bem-dormidas são as telas de celulares e TV, pois elas emitem luz azul-violeta, que confunde o relógio biológico e inibe a produção de melatonina, hormônio que regula o momento de dormir. Se você deseja dormir bem, deixe os aparelhos de lado e desconecte-se.

Mais de Lifestyle