Top

Japan House SP apresenta o universo da robótica

Foto: Divulgação

Entre os dias 15 e 20 de março, a Japan House São Paulo (JHSP) promove a “Roboto Lab”, iniciativa inédita que apresenta o universo da robótica por meio de uma programação gratuita, envolvendo exposição, apresentação de sumô de robôs, oficinas e palestras com especialistas da área acadêmica e indústria brasileira e japonesa. O evento tem apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Jetro, Instituto Mauá de Tecnologia, NEC, Mitsubishi Electric, Pilot e Zoom Education.

 SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com uma expografia high tech que recria a atmosfera de laboratórios de engenharia e de tecnologia experimental, a “Roboto Lab” oferecerá uma imersão completa no universo da robótica, uma vez que os visitantes poderão interagir com um painel que trará um raio x dos robôs, controlá-los, assistir a demonstrações de braço mecânico, entre outras atividades. Como complemento, uma exposição dedicada ao tema apresenta a história e conceitos básicos da robótica, além de trazer um panorama das influências desses princípios na vida cotidiana.

Para complementar a programação, a Japan House São Paulo também apresenta quatro palestras com especialistas e pesquisadores da robótica e tecnologia no Brasil e Japão em seu canal no YouTube, sempre às 20h. A primeira, acontece no dia 15 de março, com o tema “Competições robóticas e sua aplicação na sociedade”, com o Prof. Dr. Anderson Harayashiki Moreira, do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia, e o Prof. adjunto do Instituto de Tecnologia Nishinippon, Yasunori Takemura.

No dia 16 de março, Jaime Perrotti, especialista em Marketing na área de Automação Industrial da Mitsubishi Electric, e o Prof. Fernando Madani, Coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia, comentam sobre o uso de robôs dentro de um ambiente produtivo industrial. Já no dia 17 de março, a especialista em robótica japonesa, Shoko Takahashi, CEO da empresa Incubion, apresentará as práticas do dia a dia para convivência entre homem e robô.

Encerrando o ciclo das palestras, em 18 de março, sob o título “Inovação e Tecnologia: Elos Brasil-Japão”, Cristiano Blanez, diretor de Inovação na NEC no Brasil; Tatiana Nagamine, Analista Econômica nos programas de Inovação e Invest Japan da Jetro São Paulo, e Antônio Makiyama, CEO da startup brasileira Vivax, mostram como a inovação e a tecnologia têm criado pontes, inclusive comerciais, entre Brasil e Japão. 

Para as apresentações de Sumô de Robô, que acontecem nos dias 19 e 20 de março, a Japan House São Paulo receberá equipes universitárias de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Amazonas, com a coordenação técnica do Instituto Mauá de Tecnologia. As atividades serão realizadas em um Dohyo (espaço destinado às batalhas, criado especialmente para o térreo da instituição) com a participação do Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Wolfbotz); Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Omegabotz); Instituto Mauá de Tecnologia (Kimauanisso Robotics Team); Instituto Nacional de Telecomunicações (Robot Bulls); Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Equipe PUCPR de Robótica Móvel); Serviço Social da Indústria (Equipe de Robótica Sesi – AM); Universidade de São Paulo (ThundeRatz); Universidade Estadual de Campinas (Equipe Phoenix de Robótica da Unicamp); Universidade Federal do ABC (Equipes Tamandutech e Project Neon); Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Salvador Vipers); Universidade Federal do Rio de Janeiro (Minervabots) e mais três grupos particulares, sem vínculo com universidades: RSM Robótica, Raiju e Equipe Paralela. O primeiro andar da instituição servirá como laboratório das equipes para preparação e ajustes técnicos dos robôs para a apresentação, sendo aberto para visitação aos interessados em entender mais sobre este processo. 

Para o Presidente da Japan House São Paulo, Eric Klug, o evento representa um marco na história da instituição. “Esta é a primeira vez que reunimos em um projeto elementos tão simbólicos e relevantes no Japão como a tecnologia, esporte e educação. Com a ‘Roboto Lab’, daremos maior visibilidade para o trabalho relacionado a robótica e tecnologia desenvolvido nas universidades brasileiras e empresas japonesas, bem como desejamos estimular as carreiras denominadas Stem (Science, Technology, Engineering and Maths – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática)”, completa Klug.

Como parte do JHSP Acessível iniciativa com o propósito de criar oportunidades equitativas para diversos públicos – algumas atividades da “Roboto Lab” contam com recursos de libras e audiodescrição. 

Japan House São Paulo  – Avenida Paulista, 52 (térreo), Paraíso, SP.

 

Mais de Lifestyle