Top

Staycation: tendência que valoriza o turismo local

Foto: Divulgação/Istock

Com a pandemia, passamos mais tempo em casa. Os planos para as férias tiveram de ser cancelados, e mesmo passeios corriqueiros, como ir ao cinema ou ao shopping, precisaram ser adiados. Não imaginamos que essa situação duraria tanto tempo, mas lá se vão dois anos de isolamento social e uso de máscara. Aos poucos, retomamos a vida normal, mas o surgimento de novas variantes do coronavírus preocupa.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Nesse cenário, é possível curtir as férias sem a necessidade de grandes deslocamentos? Sim! O chamado staycation (palavra de origem inglesa; stay = ficar; vacation = férias) é um tipo de férias que podem ser passadas em casa, na cidade onde mora ou em destinos próximos. Esse conceito se tornou bastante popular durante os últimos dois anos, com a população buscando opções de lazer mais seguras, por conta da pandemia.

Não é preciso passaporte ou voos caros para partir rumo a uma aventura. Turistar na cidade onde mora ou nas redondezas pode ser agradável e interessante. E não precisa ser uma cidade turística para que você encontre locais interessantes para visitar. Afinal, cada lugar tem uma história e cultura diferente: culinária, música, dança etc. Portanto, é simples encontrar um museu, uma praça ou até uma biblioteca para visitar.

Muitas pessoas, por conta da rotina de trabalho e estudo, não têm tempo para conhecer a cidade onde moram. Principalmente em grandes centros urbanos, onde algumas regiões são afastadas do centro da cidade e, portanto, das áreas de maior oferta de serviços, nem todos conseguem ir além dos limites do bairro. Às vezes, ao pegar um único ônibus, um novo mundo de possibilidades se abre.

O staycation abrange várias e diferentes atividades. Por exemplo, ir a um evento cultural ou passar um dia visitando museus locais. Passear pelas praças e parques ou se refugiar em algum lugar tranquilo no interior. Almoçar em um restaurante que serve comida típica ou sair para dançar um ritmo local. Ou mesmo não sair de casa, e em vez disso, passar algum tempo de qualidade consigo mesmo ou em família.

Quem pratica o staycation não precisa ter carro próprio para se deslocar. Principalmente se se trata de uma cidade pequena, o transporte público pode levá-lo aonde desejar. Para trajetos maiores, é possível recorrer ao aluguel de veículos seminovos, pois têm um bom custo-benefício.

Mais de Lifestyle