Top

Conheça o wellness tourism, a modalidade de turismo que foca no bem-estar

Foto: Divulgação/Istock

A relação entre saúde, bem-estar e natureza é complexa. Embora seja difícil de comprovar cientificamente, sabemos que criar uma forte conexão com a natureza pode oferecer benefícios para o corpo e para a mente. Cuidar de uma planta, observar o mar ou ouvir o canto dos pássaros, por exemplo, ajuda a reduzir a pressão e o estresse do dia a dia.

Mas você sabia que é possível juntar esse desejo de se conectar com o corpo e a mente a lugares paradisíacos, além de experiências incríveis e gastronomia saudável? Sim, é possível, e isso tem um nome: turismo de bem-estar.

O que é o turismo de bem-estar?

Também chamado de wellness tourism, essa é uma forma de viajar que já ganhou diversos adeptos, que buscam, de maneira holística, encontrar lugares e experiências para fazer a manutenção do seu bem-estar. Há muitos tipos de terapias envolvidas no well tourism, como massagens, sessões de relaxamento e meditação. Além disso, essas viagens contam com uma nutrição balanceada, aromaterapia e exercícios para restaurar o equilíbrio pessoal e emocional, a redução do estresse do dia a dia e uma conexão maior com a natureza.

Destaca-se bastante, em conjunto com o turismo de bem-estar, o conceito de viagem sustentável, no qual o próprio hóspede do hotel, pousada ou spa auxilia no preparo dos sais de banho, esfoliantes e loções que serão utilizados nas sessões de massagem. O hóspede também pode participar da colheita dos seus alimentos, enquanto faz um passeio por trilhas e cachoeiras, em busca de conexão com a natureza.

Tudo isso pode parecer coisa de outro mundo, que só existe no exterior. Mas não é exatamente assim: hoje em dia, é possível encontrar cada vez mais hotéis espalhados pelo Brasil que são adeptos ao turismo de bem-estar e oferecem as mais diversas atividades para o hóspede reencontrar o equilíbrio corporal e espiritual que tanto procura.

Turismo com seu pet

É possível fazer, inclusive, toda essa viagem acompanhado de seu pet. Segundo estudo feito pela Universidade Azabu, no Japão, é comprovado que a convivência com animais de estimação estimula a produção de ocitocina, um hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Então, por que não incluir os bichinhos nas viagens e criar uma experiência conjunta com os pets que amamos tanto?

Muitos destinos incorporam a política do pet friendly, tornando os animais bem-vindos, com a certificação de que serão bem tratados e que todas as dependências são adequadas para animais. Algumas precauções, no entanto, devem ser tomadas Ao levar seu cão ou gato para uma viagem, os bichinhos devem ter todas as vacinas em dia, devem ser equipados com coleiras e peitorais o tempo todo e precisam ser calmos, para evitar latidos e miados que incomodem os outros hóspedes.

Outra precaução é colocar no bichinho uma coleira Seresto, para evitar que ele pegue pulgas, carrapatos ou que seja picado por insetos transmissores de doenças, garantindo assim que a saúde do pet esteja protegida durante a viagem.

Mais de Lifestyle