Top

Apartamento planejado em São Paulo atende a todos, inclusive os pets

Foto: divulgação

Localizado na Av. Angélica, zona oeste de São Paulo, um apartamento é moradia para uma família multiespécie: um casal, três gatos e dois cachorros, sendo um deles deficiente visual. O projeto, do escritório MATÚ Arquitetura, formado pelas arquitetas Gabrieli Azevedo, Fernanda Lins, Ana Pernambuco e Bruna Marchiori, foi feito com o objetivo de mesclar os interesses e as personalidades de todos da família. Com 250 m² o apartamento combina arte, literatura, música e estilo industrial.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Embora o casal dono do apartamento tenha estilos muito diferentes, a união foi feita por meio dos pets que fazem parte da família. Já no primeiro contato os clientes falaram que gostariam de “gatificar” o apartamento, deixando-o mais convidativo para os felinos. Assim as arquitetas conseguiram elaborar um projeto que atendesse a todos tanto em sua funcionalidade quanto na estética.

Foto: divulgação

Uma área social foi criada com a proposta de atender as demandas de cada um: uma estante-playground para os gatos, um sofá baixo e modular para ajudar na acessibilidade dos cachorros, um escritório para o morador trabalhar e tocar guitarra, e um grande banco abaixo da janela para a moradora ter seus momentos de leitura, contemplação e expor algumas peças de arte, de valor afetivo.

Foto: divulgação

No resto do apartamento o direcionamento foi o mesmo. Um dos quartos virou o templo de meditação, leitura e exposição de alguns itens, o outro tinha demandas maiores de armazenamento e adotou de forma mais clara o estilo industrial, enquanto o do casal mistura um pouco de tudo. Nele, o grande tablado não só amarra as demandas de armazenamento e acessibilidade, como também organiza o ambiente de dormir de maneira confortável para toda família permanecer unida, em uma só estrutura, mas cada um com o seu espaço.

O principal desafio do projeto foi transformar o original banheiro de serviço em sauna, em razão das dimensões do espaço, demandas e especificações funcionais para o seu bom funcionamento. O desejo era por uma sauna minimalista e impactante, por isso, uma única linha de revestimentos foi trabalhada tanto para o piso como nas paredes, porém com cores diferentes e complementares em cada trecho da sauna, sem que pesasse esteticamente nesse pequeno ambiente.

Foto: divulgação

Um dos grandes destaques é a estante de prateleiras em serralheria branca na sala. A ideia era conciliar função e design a um equipamento que, normalmente, tem pouco apelo estético. Visto a importância dos animais de estimação na família, as arquitetas tiveram a liberdade para assumir este elemento como uma peça de destaque, com formas e dimensões compatíveis com a escala do apartamento.

A cozinha, por sua vez, foi projetada com uma marcenaria sob medida, de cantos arredondados, pela tentativa de fugir do óbvio e minimizar as quinas, conciliando formas e funções mais diferenciadas.

Mais de Lifestyle