Top

Vinho e chocolate: como alcançar a harmonização perfeita

Foto: Divulgação/Istock

Apreciar vinhos vai muito além de beber casualmente, mas também inclui o grande fator de descoberta de se misturar diferentes sabores e alcançar a harmonização perfeita entre eles. Ao entrarmos nesse assunto, geralmente, tudo gira em torno de pratos salgados, e pouco se fala sobre os doces, muito menos sobre chocolates, já que seu excesso de gordura, açúcar e sabor tornam a harmonização com vinhos uma tarefa difícil. Porém pode acreditar que é possível, sim, combinar as duas coisas.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Tudo que é doce demais não casa bem com outros sabores, já que o doce acaba consumindo por completo nossas papilas gustativas, deixando quase impossível sentir outro sabor simultaneamente. Sendo assim, o melhor a fazer é começar pelos chocolates mais amargos e menos gordurosos, que tenham um gosto mais suave, ainda que saboroso. Para acompanhar, devemos escolher um vinho que compense sua falta de açúcar, como é o caso do tinto, que é doce e possui um aroma bem forte. Essas duas coisas podem casar muito bem, mas ainda existe a possibilidade de tentar outras combinações, desde que o vinho seja doce.

Já para chocolate ao leite ou branco, que já possuem um sabor bem mais forte, o vinho precisa se equiparar ao doce do chocolate; caso contrário, pode acabar causando um gosto “metalizado” e pouco agradável na boca. Uma boa pedida para contrastar com toda a gordura e doçura dessas opções seria usar um espumante moscatel, pois suas bolhas e sua acidez conseguem remover aquele sabor pesado da gordura do chocolate.

Em se tratando dos chocolates com maior concentração de cacau (acima de 70%), o vinho seco é o melhor acompanhante. Tanto o cacau, quanto o vinho seco, possuem tanino, uma substância química capaz de harmonizar com pratos gordurosos, ou seja, sabores extremos. Sendo assim, as duas opções acabam se complementando, mas ainda é possível buscar um sabor mais contrastado usando um vinho doce para ir na contramão do amargo do cacau. São duas experiências completamente diferentes, mas igualmente satisfatórias.

Seguindo essa lógica, você não terá problemas em misturar vinhos com chocolates, e poderá até mesmo arriscar suas próprias combinações, buscando descobrir harmonizações por si próprio. Basta conhecer bem as características de cada elemento e buscar diferentes conjuntos, de acordo com o sabor que deseja alcançar, seja contrastando ou complementando um ao outro.

Mais de Lifestyle