Top

Alimentação saudável pode contribuir para a prevenção de ansiedade

Foto: Divulgação/Istock

Você provavelmente já ouviu a expressão “você é o que você come”, não é mesmo? Essas palavras vão além de um mero dito popular; afinal, é fato que tudo o que comemos causa algum impacto no nosso corpo e saúde, seja positivo ou negativo. Porém o que muita gente não sabe é que nossa alimentação também interfere diretamente na saúde mental, podendo prevenir ou até mesmo intensificar distúrbios como a ansiedade.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Quando falamos em alimentação saudável, estamos nos referindo a um grupo de alimentos que inclui frutas, verduras, legumes, vegetais, grãos, carnes, peixes e produtos lácteos, cada um responsável por nos fornecer vitaminas e minerais essenciais para a manutenção da nossa saúde.

Ao deixar de consumir certos tipos de alimentos ou não ingerir a quantidade ideal, é normal sentir impactos emocionais como tristeza, irritabilidade, desânimo, estresse, problemas na qualidade do sono e falta de energia no dia a dia.

Indo além de um corpo esteticamente mais bonito e saudável, todos os nutrientes presentes em uma alimentação balanceada também atuam diretamente no cérebro, afetando fatores como a cognição e o estado emocional.

Comer bem implica na melhora das funções cerebrais (potencializando os neurotransmissores), da memória, do controle de emoções e também da energia. Existem comprovações científicas de que certos tipos de alimentos podem promover a sensação de prazer e felicidade, o que também ajuda a combater distúrbios e transtornos mentais.

Da mesma forma que alimentos saudáveis favorecem a saúde mental, o excesso de industrializados, processados, gordura saturada e carboidratos refinados também causa o efeito reverso. Não que seja proibido comer alimentos pouco nutritivos, mas é essencial ter bastante controle e evitar o consumo frequente para garantir uma alimentação com mais valor nutricional. A vitamina B12, D e B, o ômega 3, o magnésio, zinco, selênios e os aminoácidos são alguns dos exemplos de nutrientes que desempenham um papel importante nesse processo e precisam estar inclusos na dieta diariamente.

Seja comendo fora ou cozinhando em um fogão 5 bocas, estabelecer uma alimentação saudável no dia a dia é essencial para o bem-estar do corpo e da mente. Contudo, é válido lembrar que somente isso não é o suficiente para tratar distúrbios e problemas mentais mais avançados, sendo necessário um acompanhamento adequado com um profissional especializado. Ainda assim, uma coisa complementa a outra, e ambas precisam trabalhar em conjunto para garantir mais saúde e qualidade de vida.

Mais de Lifestyle