Top

“Quero continuar inspirando mulheres no esporte”, diz a tricampeã de kitesurfe Bruna Kajiya

Ela é o momento no kitesurfe mundial: a brasileira Bruna Kajiya é referência no esporte e inspira outras meninas e mulheres – Foto: Bruno Terena/Red Bull Content Pool

A paulistana Bruna Kajiya é uma autoridade do kitesurfe feminino no mundo. Acumulando um tricampeonato mundial e cinco títulos nacionais, a atleta é mais uma que rompe o machismo e os preconceitos sobre a atuação das mulheres no esporte, empoderando outras meninas e mulheres com toda sua trajetória.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

É cria das águas de Ilhabela, no litoral paulista, tendo dando as primeiras braçadas no surfe e migrando para o esporte que hoje é referência, depois de um acidente traumático. É responsável pelo crescimento da categoria feminina e por tornar a modalidade no Brasil uma potência mundial.

Ao RG, Bruna conta que, com todos seus esforços como atleta, quer transmitir uma mensagem de que as mulheres podem e devem acreditar em seus potenciais pessoais. “Quero continuar inspirando e fortalecendo as mulheres no esporte, incentivá-las em acreditarem na alta performance que elas são capazes de atingir, seja no kitesurfe ou em outro esporte”, conta.

Leia íntegra do papo em que ela revela detalhes do seu início de carreira, seus planos futuros e seus maiores sonhos e pensamentos.

Fotos da Bruna competindo na Colômbia – Foto: Alvaro Jose Cadena/Reprodução/Instagram/@brunakajiya

RG – Antes de qualquer coisa, tenho curiosidade em saber como o esporte entrou na sua vida. Você sempre curtiu fazer esporte?

Bruna Kajiya – Sempre fui apaixonada por esportes, mas também sempre fui apaixonada pelo mar e pela natureza. Acho que tudo isso me influenciou pela escolha do esporte que eu tomei como profissão. Aos 10 anos de idade, a minha maior diversão com amigos era o surfe. Já morava em Ilhabela e queria sempre ir para o mar.

RG – E o kitesurfe, como ele chegou até você? E onde começou a praticar? Porque eu fui no fim de 2021 para a praia de Fortim, no Ceará, e lá era um point intenso deste esporte.

Bruna Kajiya – A minha história com o kitesurfe começou em Ilhabela mesmo. Antes de ser kitesurfista, eu era surfista, mas sofri um acidente surfando, o que me deixou traumatizada e fora da água por um tempo. Mas como amava o mar, o kitesurfe foi uma alternativa para continuar fazendo o que eu gosto. Já olhava os kitesurfistas praticando da janela da sala de aula da minha escola em Ilhabela. Lembro de vê-los voando em cima das copas das árvores e aquilo me trazia muita curiosidade. Depois de várias tentativas, consegui convencer alguém a me ensinar e foi amor à primeira vista, não larguei nunca mais. Sim, o Nordeste é um dos melhores lugares do mundo para a prática do kitesurfe, por causa dos ventos, do clima, e também pelos talentos que surgem naquela região ainda bem jovens.

RG – Hoje em dia, sendo uma atleta conhecida dentro da sua modalidade, quais as responsabilidades e pesos que sente com todo esse reconhecimento de, por exemplo, ser três vezes campeã mundial?

Bruna Kajiya – O peso de ser uma referência não é fácil, mas é gratificante. Acho que sermos reconhecidos pela nossa caminhada, tudo aquilo que conquistamos, é sempre fantástico. Mas, ao mesmo tempo, temos que lembrar que somos espelhos para as novas gerações que surgem e que precisamos ter uma influência positiva na vida dessas pessoas, e inspirá-las a serem a melhor versão delas mesmas. Busco sempre isso, dar o melhor de mim em tudo que faço e também levar esse exemplo para as pessoas que virão depois de mim.

Foto: Fabio Piva/Red Bull Content Pool

RG –  A sua figura empodera outras meninas e mulheres a cada vez mais se inserirem onde quiserem, como quiserem e da forma que acharem melhor. Falando dentro e fora do esporte, essa representatividade feminina é importante demais para você? Imagino que sim!

Bruna Kajiya – Com certeza. Quero continuar inspirando e fortalecendo as mulheres no esporte, incentivá-las em acreditarem na alta performance que elas são capazes de atingir, seja no kitesurfe ou em outro esporte. Essa é uma mensagem importante que quero deixar, sobre acreditar em si mesma, na potência que existe dentro de nós. Acho muito importante usarmos nossa visibilidade para trazer esses questionamentos à sociedade e propor diálogos sobre temas como esse.

RG – Infelizmente e muito provavelmente, você já deve ter sofrido situações machistas nestes anos de carreira. Como lidou com tudo isso?

Bruna Kajiya – Sim, já passei por algumas situações apenas por ser mulher. Eu já evitei trabalhos com marcas que queriam me contratar por ser atleta mas para fazer apenas fotos minhas posando de biquíni, sem mostrar nenhuma manobra ou nem precisar entrar na água para ilustrar o esporte em si. Não vejo nenhum problema em tirar fotos bonitas de biquíni ou até mesmo se sentir sexy, mas tem que ressaltar o lado atleta determinados casos. Penso que, nós mulheres, temos que lidar com isso erguendo a nossa voz e lutando pelos nossos direitos e pelo nosso potencial, para que cada vez mais a figura feminina não seja subestimada.

RG – Hoje, só seu Instagram conta com mais de 100 mil seguidores. Como é para você a chegada da fama junto com o reconhecimento por conta do seu desenho esportivo?

Bruna Kajiya – É sempre muito gratificante quando nosso trabalho é reconhecido, não só pelos números nas redes sociais, mas também quando eu vejo que tudo aquilo que fiz ou conquistei durante todos esses anos no kitesurfe recebe o seu devido valor. Todas essas coisas só me fazem ter certeza de que escolhi o caminho certo e me dão ainda mais razão para seguir firme nos meus objetivos.

RG – Quais os sonhos e metas que deseja alcançar que ainda não teve oportunidade?

Bruna Kajiya – Eu trabalho com o esporte que eu mais amo no mundo, então, sinto que já vivo um sonho. Agora, o meu foco vai mais além das competições. É claro que é maravilhoso vencer e vou continuar dando o meu melhor para isso, mas, além dos prêmios, a maior vitória para mim será ver mais mulheres conseguirem seu lugar no pódio. Agora que eu consegui chegar até aqui, quero trazê-las junto comigo. O kitesurfe é um esporte que nos permite voar, então, que possamos voar juntas.

Mais de Lifestyle