Top

Pet friendly: refugiado sírio abre novo restaurante em SP

Foto: Divulgação

Bassem Koussa tem apenas 32 anos e muita história para contar. Em 2015 deixou a Síria e sua família para trás em busca de uma nova vida longe da guerra. Após quatro anos no Brasil, abriu no início de 2019 um pequeno restaurante na Vila Madalena, o Zingo & Ringo. Tocando a cozinha apenas com um sócio, se viu sozinho nos meses seguintes após a dissolução da sociedade. Com a reabertura gradual da economia em São Paulo, por conta da pandemia de Covid-19, surgiu, no final de 2021, a oportunidade de ampliar o seu atendimento em um novo endereço: Rua dos Pinheiros, 537. Ah, é pet friendly.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com boa parte da equipe formada por refugiados sírios e palestinos, o restaurante retoma suas atividades repaginado e com um novo layout, muito mais amplo, moderno e com uma decoração que remete ao país natal de Koussa.

Bassem Koussa – Foto: Divulgação

“O espaço anterior, na Vila Madalena, era muito pequeno e não combinava muito com o perfil de local que sonhava para o restaurante”, conta Koussa. O novo local fica há apenas 800 metros do antigo, é bem mais espaçoso e tem um visual contemporâneo. Possui elementos industriais como concreto e metais, e objetos tradicionais da cultura árabe como lustres de vidraçaria e cobre.

Distribuída em dois andares, a casa possui teto retrátil na área externa do primeiro piso, seguido por um amplo salão com bar, uma área intermediária, e um espaço privado também a céu aberto (por conta do teto retrátil), para grupos e festas. No segundo piso ficam a cozinha e toda a área de serviços.

Foto: Divulgação

Totalmente dedicado à gastronomia árabe, o Zingo & Ringo traz no seu DNA o estilo tradicional e familiar de cozinhar. “A gastronomia nunca foi uma forma de sobrevivência para minha família, mas sim um modo de confraternização, um momento sagrado. As receitas e toda a minha experiência vêm de minha mãe”, explica Koussa.

Foto: Divulgação

No cardápio, há o  Fattah em três opções – carne, frango e falafel; um prato tradicional da cozinha árabe para ocasiões festivas que mistura castanhas, grão de bico, coalhada, tahine, zaatar e pão sírio. Outros destaques são: Kebab de Shawarma – peito de frango assado na chapa, cortado em cubos e enrolado no pão sírio com alface, tomate, picles e molho de alho; Kebab de Falafel – bolinhas de falafel , alface, tomate, pepino, picles e molho de tahine enrolados no pão sírio – vegano.. Outra opção tradicional bem executada é o quibe assado na brasa recheado com carne, nozes e temperos sírios, de proporção generosa é servido com batata rustica e tabule, além de outras coisinhas deliciosas para provar e repetir. E não se esqueça das sobremesas, são especiais. Vale a visita!

Zingo & Ringo – Rua dos Pinheiros, 537, Pinheiros, SP.

Foto: Divulgação

Mais de Lifestyle