Top

Brasil sedia seletiva do maior Campeonato Mundial de Aviãozinho de Papel

Estudante encara seletiva em busca de vaga na etapa mundial do Red Bull Paper Wings (Foto: Dimitri Crusz/Red Bull Content Pool)

Pista liberada para pousos e decolagens! Estudantes brasileiros já podem ligar as turbinas da imaginação e separar os equipamentos necessários para alçar voo na sexta edição do maior torneio mundial de aviãozinho de papel, o Red Bull Paper Wings. De volta após três anos e com mais de 60 nações na disputa, a competição, respaldada pela Paper Aircraft Association, desafia os universitários de todo o mundo em três categorias. Com inscrições abertas no Brasil, os competidores podem se cadastrar gratuitamente nas classificatórias visando a etapa nacional.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Sem cockpit, motores e trem de pouso, os estudantes apenas precisam dar asas à criatividade por meio de uma folha de papel e habilidades de dobradura. Em 2022, os universitários podem decolar em três modalidades: “Maior Tempo de Voo”, “Maior Distância” e “Acrobacias”, sendo esta última 100% online e via TikTok.

Final do Red Bull Paper Wings de Moscou em 2019 – Foto: divulgação

No Brasil, as seletivas da competição vão passar por Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Londrina (PR), Manaus (AM), Maringá (PR), Ouro Preto (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Sorocaba. Para efetuar a inscrição na seletiva, basta acessar o site e concluir o cadastro. As vagas são limitadas devido aos protocolos sanitários e estudantes de outras instituições também podem participar do evento.

Nesta primeira fase, os participantes serão separados em 20 qualificatórias. Os oito melhores pilotos no ranking geral das categorias “Maior Distância” e “Maior Tempo de Voo” garantem vaga para a etapa nacional, que será disputada em abril. Na grande decisão, além do título brasileiro, os vencedores carimbam passaporte visando a disputa da etapa mundial do Red Bull Paper Wings, no Hangar-7, na Áustria. O vencedor da categoria Acrobacias será anunciado no dia 22 de abril.

“A sensação de participar do evento é inenarrável. É uma imensidão de culturas, línguas, formas e jeitos de pensar, tudo em um mesmo lugar. Há muito acolhimento, o sentimento é muito maior do que apenas uma competição, um clima diferente e único. Todos nós já éramos campeões nacionais, por isso, a interação foi mais especial e ficar entre os 10 melhores é incrível. Contudo, acredito que o fato de estar na Áustria e vivenciar essa experiência já é a maior vitória”, afirma Heitor Souza, estudante de Agronomia da UFMT, que ficou em sétimo lugar no ranking mundial na categoria “Maior Distância”, em 2019.

Mais de Lifestyle