Top

Festas de Ano-Novo: veja cinco alimentos para aumentar a imunidade

Foto: Unsplash

A crise sanitária do coronavírus ressalta a importância de um sistema imunológico fortalecido para nos proteger dos agentes patógenos que somos expostos diariamente, principalmente durante as festas de ano-novo. Mas para ter um sistema imune forte, é fundamental uma alimentação rica em propriedades antioxidantes e nutrientes que serão como “combustíveis” para o funcionamento das células de defesa.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Os alimentos ricos em vitamina C são os principais fatores para fortalecer as células de defesa do organismo. Como fonte deste micronutriente tão importante, podemos citar o morango, a laranja, kiwi, acerola e também o brócolis”, explica a nutricionista e educadora física Dani Borges. De acordo com a profissional, a dieta é a sua maior aliada para cuidar do seu corpo.

Outros compostos também são fundamentais para o sistema imune: “o ômega 3 favorece a regulação das células de defesa imunológica. Suas propriedades anti inflamatórias irão auxiliar tanto o sistema vascular, quanto a imunidade”, declara a nutricionista.

Nutricionista Dani Borges – Foto: Divulgação

Além de uma boa alimentação, é importante atentar-se ao processo de digestão dos alimentos. A profissional alerta: “O intestino saudável impacta diretamente nas barreiras de defesa do nosso corpo. Quando temos uma microbiota intestinal funcionando bem, consequentemente temos uma barreira de proteção aos agentes infecciosos”, sinaliza. Os iogurtes probióticos são indicados para ajudar no funcionamento da flora intestinal.

Além, para ela, o zinco é um mineral muito importante para a saúde, porque auxilia na ativação dos linfócitos, as células de defesa do corpo. A nutricionista destaca que as oleaginosas são uma fonte natural deste nutriente, com destaque para a castanha-do-pará, castanha de caju e a amêndoa. Além do zinco, essas sementes contém outros nutrientes essenciais como ferro, cálcio e magnésio.

Mais de Lifestyle