Top

Atleta olímpica, Yndiara Asp é um dos principais nomes do skate feminino mundial

Yndiara Asp – Foto: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool

Há cerca de 16 anos Yndiara Asp ganhava seu primeiro skate, um presente de Natal dado pelo pai que despertou a curiosidade necessária para que ela explorasse o brinquedo. Hoje, a atleta olímpica já ganhou diversos prêmios e é referência para a nova geração de meninas no esporte. Mas ela conta que nem sempre se viu assim, demorou um pouco para se entender como skatista.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Acho que o sonho do meu pai era que eu fosse surfista profissional, mas eu já considerei até ser professora de educação física, cheguei a cursar dois anos na Faculdade Federal de Santa Catarina”, comenta sobre a relação com o esporte. Apesar disso, ela se encontrou mesmo no skate, que a faz se sentir viva, feliz e conectada.

Quando começou a praticar, Yndi já sonhava em estar entre as melhores skatistas do mundo, e sua gratidão por ter conseguido realizar isso é enorme. Agora ela ainda pode inspirar outras pessoas a seguirem seus sonhos, acreditando em si mesmas e provando que são capazes.

Yndiara Asp – Foto: divulgação

Aos 23 anos, o maior marco da carreira da skatista até então foi sem dúvidas a participação nos últimos Jogos Olímpicos, em Tóquio, onde foi finalista e teve mais uma oportunidade de mostrar suas habilidades internacionalmente. “Também fui pioneira em levar o skate feminino brasileiro de park para o mundo, vencendo campeonatos mundiais e podendo inspirar as mulheres a seguirem seus sonhos”, conta.

Mas Yndi protagonizou outros momentos históricos para o skate feminino, como em 2018, durante o campeonato Oi Skate Jam, quando a publicação da foto dos campeões com suas premiações nas redes sociais levantou a discussão sobre as diferenças entre as categorias masculino e feminino. A repercussão provocou uma grande movimentação pública que fez com que a competição equiparasse o valor da premiação para homens e mulheres nas edições seguintes.

Recentemente a atleta participou de outros dois campeonatos, o Oi STU Open RIO que voltou depois de um ano sem realização e o Red Bull Skate Generation, que teve neste ano sua primeira edição com categoria feminina, e apresentou Yndi como embaixadora. “Esse evento foi muito marcante pra mim lá no final de 2012, quando eu estava apenas começando andar de skate e tive a oportunidade de assistir e sentir na pele a energia do skate, me fez querer fazer parte desse mundo”, relembra.

Tudo isso significou bastante para a skatista e sua representação no evento. “Foi a primeira edição com a presença da categoria feminina. É a prova que o skate vem acompanhando a evolução e progresso do mundo e reforça a nossa filosofia de união e coletividade”, afirma ela, animada com as novas oportunidades que estão se abrindo para mulheres no esporte.

Yndiara Asp – Foto: reprodução/@yndiaraasp

“Se divirtam, façam por amor acima de tudo e se dediquem ao máximo no que faz você felizes. Seja no skate, ou em qualquer momento da vida. Nós, mulheres, somos muito fortes e podemos chegar a qualquer lugar que quisermos”, diz ela como mensagem de incentivo para as jovens que estão começando agora no skate.

Além do esporte, Yndi também se dedica como sócia da LayBack, que nasceu como cerveja artesanal e hoje é responsável por mais de doze estabelecimentos ao redor do Brasil, oferecendo lazer, gastronomia e muito skate. Seu foco agora se equilibra entre a marca e o que já vem fazendo há anos, o skate. “Quero fazer tudo que for possível para levar o skate park feminino e brasileiro cada vez mais longe, que ganhe cada vez mais reconhecimento e espaço.”

Mais de Lifestyle