Top

Celebrações de fim de ano: como harmonizar os pratos com vinhos

Foto: Divulgação/Getty Images

As festas de fim de ano se aproximam e, com elas, muitas comemorações estão por vir. Ao término de cada ano, as pessoas costumam celebrar a saúde, o ano vivido e as conquistas alcançadas até ali. Tantos motivos para comemorar exigem uma bela ceia de Natal e Ano-Novo, acompanhada de bons pratos e boas bebidas que, harmônicas entre si, trazem uma verdadeira experiência a quem está degustando.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A ideia de combinar bebidas com comidas veio para intensificar o sabor e aroma no paladar das pessoas. Um bom vinho pode ser um aliado indispensável para o chester ou o peru e até mesmo nas sobremesas, como o panetone. Além disso, a combinação com espumantes deixa a ceia ainda mais requintada e especial.

O prato combinado com uma boa bebida é uma verdadeira explosão de sabores. Exemplo disso é o peru e o chester, que são aves muito consumidas nas ceias de Natal e que harmonizam perfeitamente com vinhos brancos de uva Merlot, pelas suas qualidades de firmeza e intensidade de sabor. Já o tender, carne suína, afeiçoa-se com vinhos tintos, rosés e brancos, pois é uma carne equilibrada e delicada.

As carnes vermelhas que são acompanhadas de molho podem ser servidas com ele à parte, para que a combinação com os vinhos fique mais agradável.

Os petiscos, como nozes e castanhas, comuns em festas de fim de ano, harmonizam com vinhos rosés ou espumantes, e os panetones, clássicos, ficam muito mais saborosos quando consumidos acompanhados de vinhos doces, trazendo uma boa opção de sobremesa para esta ocasião.

A tradicional rabanada combina com vinhos de colheita tardia e com espumantes Moscatel, enquanto as sobremesas mais doces harmonizam com vinho do Porto, por exemplo.

O tradicional brinde de Ano-Novo com espumantes, além de marcarem uma tradição, são especiais e harmônicos com diversos tipos de pratos.

“As técnicas de harmonização de vinhos podem ser de duas formas, a por contraste, que considera as características dos pratos distintas das bebidas, e a por similaridade, que se assemelham no sabor e intensidade” explica Eric Ferreira, fundador da Del Vino Wine Club.

Datas festivas como essas e encontros com os amigos são ótimos momentos para uma degustação de vinho que aprimora o paladar. Os sabores e experiências vividas com uma bela harmonização de bebidas e comidas são únicos e inesquecíveis, por isso, não deixe de experimentá-los na sua ceia de fim de ano.

Mais de Lifestyle