Top

Restaurante A Casa do Porco é listado como melhor do Brasil e da América Latina 

Jefferson e Janaína Rueda, de A Casa do Porco – Foto: Divulgação

A Casa do Porco foi premiado como o melhor restaurante do Brasil e da América Latina pela edição 2022 do guia La Liste, divulgada nesta segunda-feira (20.11), em evento em Paris. Com pontuação 93.00%, o estabelecimento de Jefferson e Janaína Rueda no Centro de São Paulo segue sendo o brasileiro mais bem colocado no ranking anual que elege os melhores endereços gastronômicos do mundo. A casa de alta gastronomia caipira aberta há seis anos está entre as 200 mais bem colocadas na lista de mil restaurantes, sendo também a latino-americana com nota mais alta. Na edição anterior, publicada em 2019, A Casa do Porco foi premiado como o restaurante mais criativo do mundo. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“É uma honra representar a cozinha caipira brasileira nesta lista ao lado de grandes colegas cozinheiros de todo o mundo. O que espero é que possamos ter cada vez mais brasileiros ranqueados entre os melhores, de forma a levar a nossa gastronomia, os nossos saberes e a nossa cultura para mais e mais gente”, afirmou Jefferson Rueda após a cerimônia de gala realizada com a presença do Jean-Yves Le Drian, ministro francês de Relações Exteriores, no Ministère de L’Europe et des Affaires Etrangères (Ministérios das Relações Europeias e Internacionais). O anúncio foi seguido por jantar assinado pelos chefs estrelados Mathieu Viannay, Clare Smyth, Guy Savoy, Dominique Crenn e Arnaud Donckele.

Com base na compilação de mais de 600 guias e publicações especializadas, além de milhões de avaliações online, o La Liste estabelece pontuações que geram um ranking global de mil restaurantes escolhidos a dedo por críticos gastronômicos nos diversos cantos do mundo. 

Avaliações de diversas publicações especializadas são reunidas em um gigante banco de dados, e cada pontuação de análise é convertida em uma nota padrão, variando de 0 a 100. Os guias locais considerados ainda recebem um “índice de confiabilidade” de 0 (não confiável) a 10 (muito confiável). Para cada restaurante listado, calcula-se a média de pontos, ponderada pelo índice de confiabilidade de cada fonte. Por fim, são integradas as avaliações de clientes online, com um peso de 10% no resultado final do La Liste. Os restaurantes são então classificados de acordo com a pontuação obtida.

Devido à pandemia, a última edição da lista havia sido anunciada em dezembro de 2019 (La Liste 2020), quando A Casa do Porco alcançou pontuação de 95,00% e recebeu o selo Top 200, sendo a terceira casa citada nesta faixa. No mesmo ano, o restaurante recebeu o primeiro Authenticity Award, prêmio oferecido à cozinha mais criativa do mundo pelo La Liste. O aplicativo com o guia completo pode ser baixado pelo link disponível no www.instagram.com/laliste1000. 

Este é o segundo ranking internacional divulgado em 2021 no qual A Casa do Porco aparece como o melhor restaurante do Brasil. Anunciada em outubro, a lista do The World’s 50 Best Restaurants coloca a cozinha autoral caipira dos Rueda na 17ª posição, sendo o único estabelecimento nacional entre os 50 melhores do mundo.

Mais de Lifestyle