Top

Compras inteligentes: com o fim de ano chegando, veja como se organizar financeiramente

Foto: iStock

O fim de ano vem aí e com ele os gastos aumentam. Seja para os presentes de Natal, seja para as férias, sua carteira vai precisar de um parceiro bom nesse momento, ainda mais em tempos de inflação batendo à porta.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Uma dica sempre válida pra isso não virar depois um regime, como aqueles que a gente tenta fazer após as comilanças desse período, é se planejar e comprar tudo com o máximo de antecedência. Além de evitar o frenesi de compras, comum nessa época, é possível conseguir preços melhores.

Planejamento é tudo

Para começar, pense previamente numa lista de coisas que deseja comprar pra você, sua família ou casa. Estabeleça um limite do seu orçamento para isso, pesquise opções, compare preços. Com poucos cliques, você pode conferir onde tem o que quer e por qual oferta e condição.

Sem falar que quanto mais cedo tomar essa decisão, mais simples será inclusive o processo de entrega dos produtos. Muitas vezes, quando deixamos pra última hora, fora pagarmos mais caro por um item, ainda nos estressamos com atrasos no recebimento, comuns no fim de ano.

Hoje, o poder de escolha é muito maior. Quem planeja uma compra e usa os alarmes de monitoramento de preços das plataformas de buscas, por exemplo, já consegue uma economia significativa.

Fuja da armadilha do “eu preciso”

Outra cilada básica que a gente inventa é o tal do “eu preciso”. Eu preciso de uma calça nova, de um biquini novo, de uma bolsa da moda, mas será que precisamos mesmo? Será que isso não é apenas um impulso gerado pelos excessos de publicidade do fim de ano que nos leva a um consumismo exagerado?

Você pode até achar uma promoção incrível de um vestido lindo, porém ao analisar o custo x benefício, percebe que ele é feito de um artigo não muito durável, e que não passará de um ano em bom estado. Nessas horas, vale mais gastar um pouco mais com uma escolha de melhor qualidade, que custe mais e dure mais.

Cada vez mais estamos sendo chamadas a olhar para o nosso dinheiro com mais cuidado, não apenas porque o contexto econômico atual pede, mas porque o mundo vive hoje um novo paradigma, com as questões ambientais mais gritantes a todos nós, onde menos é mais.

Crédito rápido e com prazo

Nessas horas, um excelente aliado é o cartão. Se for de débito e a loja oferecer um bom desconto à vista, não pense duas vezes, use esta opção caso tenha saldo em conta. Mesmo para descontos abaixo de 5%, compensa, uma vez que no banco o seu dinheiro não renderá nada nem perto disso.

Agora, se não houver a possibilidade de desconto, parcele usando seu cartão de crédito. Se bem utilizado e administrado, ele facilita muito a vida neste período de festas e fim de ano.

É um meio de pagamento prático e seguro, que te traz crédito na hora e permite parcelar as compras, sem precisar dispor de todo o dinheiro no ato. Sabendo usar de uma maneira inteligente é a melhor opção para simplificar sua rotina de compras no período.

Atualmente, muitos cartões de crédito oferecem cashbacks bem atraentes, que chegam a mais de 1% do valor da compra no crédito, além da opção do cartão virtual, mais recomendado para compras online em segurança.

Aqui a dica é: estipule um limite de crédito no cartão de crédito que caiba no seu orçamento, pague a fatura em dia e nunca o valor mínimo indicado na fatura. Pagar pouco agora significa pagar muito depois porque os juros do crédito rotativo — quando a fatura é parcelada — são altos.

Seguindo esses cuidados simples é possível fazer escolhas melhores, mais econômicas, e sem se apertar lá na frente. Aliás, deixe para o ano seguinte só a alegria das compras novas. Com a consciência tranquila por ter avaliado bem a real necessidade daquele gasto antes de sair comprando.

Mais de Lifestyle