Top

Fernando Fernandes conta o que faz para manter o equilíbrio físico-mental

Fernando Fernandes – Foto: Márcio Farias

Fernando Fernandes é atleta, apresentador e creator apaixonado por esportes e aventuras. Recentemente lançou um canal no Youtube, onde mostra suas vivências e experiências extraordinárias mundo afora. Além disso, é apresentador em quadros do “Esporte Espetacular”, na Globo, e possui o programa ‘’Além dos Limites’’, no Canal Off.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Depois de um acidente em 2009, que o deixou paraplégico, Fernandes começou a treinar canoagem em Brasília e tornou-se um atleta paralímpico respeitado, sendo tetracampeão mundial, tricampeão paramericano, tetracampeão sul-americano e tetracampeão brasileiro em paracanoagem. Fora das Paralimpíadas desde 2016, decidiu desbravar esportes adaptados e se aventurar no máximo de atividades que puder. O atleta pratica kitesurf, voo livre, paramotor e ciclismo, além das diversas aventuras e viagens que realiza ao redor do mundo.

O atleta se preocupa tanto com a sua preparação física quanto mental e se dedica ao máximo em cada atividade que se propõe a fazer. Para isso, busca um equilíbrio e conta sobre a rotina de treinos e atividades que o ajudam a manter a saúde física e mental.

Treino pela manhã

Fernandes conta que prefere realizar seus treinos pela manhã e, de preferência ao ar livre, curtindo a natureza. Atualmente, o atleta vive entre São Paulo e Taíba, no Ceará, há 70km de distância da capital Fortaleza, e gosta de curtir a praia sempre que possível após os treinos.

“Eu gosto de curtir a natureza, gosto de treinar ao ar livre e do gás e da energia que a praia dá durante os exercícios. Mentalizo coisas boas e aprecio o momento, acredito que desta forma exercito não só o corpo, mas a mente também”.

Alimentação

O paratleta acredita que “somos o que consumimos”, por isso, costuma manter uma alimentação saudável e natural, com frutas, legumes e verduras da região onde reside. Desta forma, Fernandes mantém uma rotina de alimentação mais leve, saudável e ainda consegue apoiar os empreendedores locais.

“Desde que decidi me dividir entre Taíba e São Paulo, a minha qualidade de vida aumentou consideravelmente, tanto na alimentação, já que consumo os alimentos vindos de produtores da região, quanto minha saúde mental. Viver em um lugar lindo e que eu amo tanto me deixa mais leve e com muito mais vontade de viver e dar o meu melhor”, conta sobre Taíba, no Ceará.

Esportes

A paixão por esportes sempre esteve presente  na vida de Fernande, que na infância, foi jogador de futebol profissional e boxeador amador. Depois do acidente, ele começou a treinar canoagem em Brasília durante a reabilitação no hospital, e o gosto por esportes aquáticos só aumentou. Fernandes é um desbravador de esportes adaptados e gosta de se aventurar no máximo de atividades que puder. O atleta pratica kitesurf, voo livre, paramotor e ciclismo, além das diversas aventuras e viagens que realiza ao redor do mundo. Ele quebrou paradigmas ao realizar um voo com paratrike duplo, acompanhado por sua amiga e ex-ginasta Laís Souza, esta foi a primeira vez na história onde dois cadeirantes voaram juntos.

“O esporte ajudou no meu desenvolvimento em todos os sentidos. Sou apaixonado por aventuras e encontro nos esportes uma forma de explorar e aproveitar essa paixão. Acredito que o esporte dá visibilidade aos atletas para mostrarem suas incríveis habilidades, transformando a mentalidade das pessoas e mostrando como todos nós temos um jeito de realizar aquilo que desejamos na vida”, comenta o atleta.

Pensamento positivo

Fernandes acredita que pessoas são potências e que podem sempre superar qualquer desafio. Por isso, além de se dedicar ao máximo em tudo que se propõe a fazer, gosta de manter o pensamento positivo sempre. Seguindo a linha de pensamento de que “somos o que consumimos”, o apresentador gosta de ler, assistir a programas sobre esporte, saúde e bem-estar. Além disso, gosta de manter o bom-humor em todas as situações e sempre buscar enxergar o lado positivo das situações, tornando a vida mais leve.

Ele é uma potência, e uma inspiração para pessoas com ou sem algum tipo de deficiência, seja nos esportes, no estilo de vida saudável, em sua carreira, como empreendedor ou pela sua história de vida.

Mais de Lifestyle