Top

Mulher, nordestina e preta: Jandaraci Araújo fala sobre suas conquistas

Jandaraci Araújo – Foto: Divulgação

Jandaraci Araújo é mulher, preta e nordestina e iniciou sua carreira vendendo salgados nos trens do Rio de Janeiro. É cofundadora do Conselheira 101 (programa de incentivo à presença de mulheres negras em conselhos de administração), foi subsecretária de empreendedorismo, pequenas e médias empresas do Estado de São Paulo e ex-diretora-executiva do Banco do Povo, inclusive foi a primeira mulher negra a ocupar um cargo de tamanho destaque desde a criação da instituição, em 1997.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Foi vendendo salgados que consegui minha primeira oportunidade. Um professor que sempre comprava comigo um dia perguntou sobre minha história e conversamos. No dia seguinte, ele me deu seu cartão e pediu que procurasse uma de suas gerentes. Cinco dias depois, comecei a trabalhar em uma das maiores redes do varejo. Anos depois soube que a vaga não existia. Fiz minha carreira lá. Fui transferida para São Paulo em 2003. Trabalhei durante muito tempo nessa empresa e, segui minha carreira no varejo”, conta.

Janda, como é chamada por amigos, trabalhou por muitos anos no Grupo Sendas, no Rio de Janeiro, que, hoje, paz parte do Grupo Pão de Açúcar. “Trabalhei também no próprio Grupo Pão de Açúcar, em São Paulo. E, depois, eu trabalhei em uma rede de eletroeletrônicos que é a Polishop. E, após, fiz parte da equipe do Grupo MGB e, na Farma, trabalhei na antiga Drogaria Onofre e na antiga SOS Farma”, resume.

Janda nasceu na Bahia, e é a caçula de uma família de seis irmãos e teve suas filhas, Diumara e Luana, ainda na sua terra natal. “Sou chamada pelos amigos Janda, sou mulher, preta e nordestina e na minha vida sempre tive que batalhar para proporcionar um futuro melhor às minhas filhas. Por conta disso, me reinventei várias vezes e fiz de tudo, consertei eixo de caminhão e tive uma pequena serralheria conde cortava, moldava e soldava ferro. Tenho muito orgulho da minha trajetória, principalmente, das dificuldades por conta das minhas grandes paixões: minhas filhas. Olhando para trás, vejo que valeu muito a pena. Hoje, a mais velha é formada em direito tributário e a outra gratuitos ou não, busquei bolsas de estudo ou patrocínio das empresas onde trabalhei. Vergonha zero pedir descontos, propor parcerias e pedir conselhos. A educação é transformadora, acredite!”, aconselha.

Hoje, Janda é Conselheira Emérita do Capitalismo Consciente Brasil. Também é palestrante, professora de finanças corporativas de pós-graduação e consultora. Em 2019, palestrou na TEDxSão Paulo. Em breve lançará o livro “Mulheres nas Finanças”, pela editora Leader, onde contará sua trajetória e experiências.

Possui MBA em finanças e controladoria pela Fundação Getúlio Vargas, MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Se especializou em gestão estratégica pela Business School e Inteligência Competitiva pela ESPM São Paulo. Janda é conselheira da Women in Leadership in Latin America (WILL), ONG voltada para o empoderamento feminino nas organizações.

Mais de Lifestyle