Top

Up nas relações: qual a relação do banho de sol com o aumento da libido?

Foto: Divulgação/iStock

Já se sabe que algumas situações críticas influenciam muito na rotina das pessoas, especialmente na parte íntima, digamos assim. Isso porque ansiedade, depressão, estresse ou mudanças bruscas no cotidiano estão bastante relacionadas com a libido e podem afetar a rotina sexual em qualquer relacionamento.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Sendo assim, é comum entender que, com a chegada da pandemia, muitos casais passaram por momentos novos na relação. Para alguns, a quarentena foi o estopim para fidelizar o relacionamento – não à toa, mesmo com todas as restrições, uma série de pessoas se casaram ou “juntaram os trapos” para evitar a distância do isolamento. Para outros, a convivência durante esse período resultou em rompimentos e divórcios. Mas algo em comum para ambos os grupos foi uma mudança considerável na libido: dado o estresse da pandemia, uma série de casais sentiu uma diminuição da frequência na rotina sexual.

Para tanto, algumas tentativas de reviver a libido saíram em inúmeros estudos. Um deles, realizado por pesquisadores na universidade de Tel Aviv, em Israel, mostra que a exposição à luz solar é um dos motivadores para aumentar a vontade sexual.

Por que a exposição ao sol aumenta a libido?

A pesquisa reuniu homens e mulheres e os expôs a raios UVB de forma controlada. Após observar os resultados, os pesquisadores notaram que a luz solar agiu como regulador de várias atividades corporais – dentre elas, o sistema endócrino, que, consequentemente, liberou hormônios sexuais.

O interessante, comentam os cientistas em nota, foi que o estudo esclareceu alguns pontos que explicam o motivo pelo qual a libido aumenta quando exposta aos raios UVB. “Já se sabe há muitos anos que a radiação ultravioleta da luz solar aumenta os níveis de testosterona nos homens e também que a luz solar desempenha um papel importante na regulação comportamental e hormonal da sexualidade. No entanto, o mecanismo responsável por esta regulação permaneceu desconhecido. Nosso estudo permitiu um melhor entendimento desse mecanismo.”

Durante o processo, homens e mulheres ficaram dois dias sem exposição solar e, depois, 25 minutos expostos a ela. O exame de sangue realizado em seguida notou aumento da testosterona – hormônio sexual masculino -, mas houve também uma mudança comportamental nas mulheres, que apresentaram mais atratividade e receptividade.

No exame de sangue realizado para elas, notou-se também um crescimento da fase de estrogenização, dos hormônios do eixo HPG e um aumento do folículo durante a ovulação, o que também contribui para o desejo sexual.

“A pele contém vários mecanismos para lidar com a radiação da luz solar, e um deles é a proteína p53. A exposição aos raios ultravioleta é perigosa e pode danificar o DNA, como no caso do câncer de pele. Ao mesmo tempo, dois programas embutidos na pele, ativados após a exposição à luz solar, estão em vigor para proteger contra danos ao DNA: o sistema de reparo do DNA e a pigmentação, ou seja, o bronzeado, com base no grau de exposição”, explicam os pesquisadores. “Ao ativar os dois sistemas, a proteína p53 regula o nível de dano ao DNA. Em nosso estudo, descobrimos que o mesmo sistema também ativa o sistema endócrino da sexualidade e potencialmente da reprodução.”

Assim, notou-se também que, no caso das mulheres, o p53 da pele regula o comportamento sexual induzido por UVB e as mudanças fisiológicas ovarianas, o que contribui também para a reprodução humana.

Outras alternativas para melhorar a relação

Em um momento no qual se lida com muito estresse e ansiedade, outras alternativas entraram em destaque para aumentar a libido e manter a rotina sexual entre os casais. Dentre elas, tentar novas posições e estabelecer um ambiente propício estão em alta. Há destaque também para mudanças na rotina, uso de “novidades” na hora H, tais como brinquedos, lubrificantes e jogos.

Estratégias para aumentar o apetite são muito bem-vindas nesses períodos, especialmente porque 50% da população brasileira apresenta alguma dificuldade sexual, conforme os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, muitos casais também recorrem à terapia sexual, com psicólogos formados na área da sexologia, para resolver determinados problemas.

Mais de Lifestyle