Top

Six Senses Botanique reverterá renda da venda de mascotes para fundo sustentável

Foto: Divulgação

Desde a sua chegada ao Brasil, em fevereiro deste ano, quando assumiu o controle do agora Six Senses Botanique, na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, o único empreendimento operado pela marca nas Américas, a luxuosa rede Six Senses vem se destacando não só pela sua hospitalidade e qualidade, mas por abraçar a sustentabilidade como um de seus principais objetivos como empresa.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Pioneira na indústria hoteleira em práticas sustentáveis, a Six Senses ficou amplamente reconhecida no mercado ao demonstrar que a responsabilidade socioambiental pode ser bem-sucedida sem comprometer os resultados e a qualidade da operação do estabelecimento. Os hotéis Six Senses são projetados para fazer parte do “tecido” local, absorvendo não só a cultura e a arquitetura, mas o estilo de vida e a natureza do entorno, promovendo o destino e a experiência como uma coisa só.

Em pouco mais de dez meses de operação, uma série de medidas, todas em pleno uso pela atual administração do hotel, já resultaram em melhorias significativas para o meio ambiente. A mais drástica delas foi a redução do uso de plástico para zero dentro dos quartos. A não utilização do material, no entanto, é apenas o começo de um conjunto de ações.

Ciente de sua responsabilidade como empresa, o Six Senses Botanique segue cada vez mais motivado a transformar não só a sua operação em algo totalmente sustentável, mas também todo o entorno que abraça o hotel. Por isso, o empreendimento anunciou a criação de “Fundo Sustentável”, que será abastecido graças a comercialização de um simpático tucano de pelúcia, que será o mascote do hotel. O bichinho será vendido na recepção, ao preço de R$ 75.

Segundo Fernando Brugnera, Head de Sustentabildiade do Six Senses Botanique, o animal foi escolhido pela representatividade e recorrência da espécie na região. “O processo de escolha não foi fácil. Muitas espécies foram cogitadas, mas no fim das contas optamos por seguir com o tucano pelo simples fato de ser o bicho que melhor representa a Serra da Mantiqueira. Além disso, é uma ave que corre um certo risco de extinção e, claro, fácil de ser avistada pelos nossos hóspedes. Esse conjunto de fatores nos deu os ingredientes certos para a construção dessa belíssima narrativa”, ressalta Brugnera.

Toda a renda arrecadada com o animalzinho de pelúcia, que terá seu nome escolhido por meio de voto popular no Instagram do hotel, em novembro, será destinada para o investimento em até quatro frentes diferentes de projetos e ações socioambientais.

– Cuidado com os animais

Um dos projetos que serão apoiados pelo Fundo Sustentável do Six Senses Botanique prevê a recuperação de animais silvestres em situação de vulnerabilidade ou incapazes de viver em seu hábitat natural. Parte da renda arrecada será doada para instituições parceiras capazes de trabalhar no recondicionamento físico e, quando possível, na liberação dos bichos de volta à natureza.

– Infraestrutura pública

De olho na valorização e no bem-estar das comunidades locais, o Six Senses Botanique também pretende investir na construção de estações de lixo propícias para a separação adequada de resíduos recicláveis. Segundo um mapeamento feito pelo próprio hotel, por conta do descarte prematuro desses materiais, grande parte desses resíduos acaba indo parar em aterros sanitários. Além do investimento em estações de coleta e separação, também serão feitos investimentos em conscientização e capacitação. A ideia é ressaltar a importância da separação de resíduos e mostrar os benefícios da compostagem doméstica.

– Animal care

Além do auxílio direto aos animais silvestres, o Fundo de Sustentabilidade do Six Senses Botanique também pretende ajudar um grupo de moradores de São Bento do Sapucaí que atuam na proteção animal com o objetivo de reduzir o abandono e os maus tratos aos bichinhos de origem doméstica, como cães e gatos. Em quase 15 anos de operação, inúmeros pets foram salvos das ruas ao receber tratamento veterinário adequado graças as doações de pessoas solidárias.

– Educação e  cooperação

Para dar ainda mais oportunidades para os pequenos produtores locais, o Six Senses Botanique pretende investir também na realização de simpósios semestrais para criar um ambiente de cooperação mutua entre empresas e produtores. A ideia é fortalecer laços e estratégias de otimização de recursos e logísticas e, quem sabe, criar sistemas de distribuição mais inteligentes e com menos uso de plásticos nas embalagens.

Para Renata Luque, Diretora de Vendas & Marketing do Six Senses Botanique, a criação do fundo sustentável e a criação de um novo mascote será uma excelente oportunidade para impactar ainda mais vidas. “Para nós, a sustentabilidade é algo que deve ser levado a sério. Estamos muito contentes com a criação desse fundo e com todas as possibilidades de melhorias que ele poderá impactar na vida das pessoas e dos animais. Esperamos fazer cada vez mais pela comunidade e pelo meio ambiente. Todos só temos a ganhar”, ressalta a executiva.

O novo mascote do Six Senses Botanique já está disponível para compra na recepção do hotel.

Mais de Lifestyle