Top

Liderando o Índice de Cidades Seguras de 2021, veja o que visitar em Copenhage

Foto: Divulgação/iStock

Copenhage foi eleita a cidade mais segura do mundo em um novo estudo da Economist Intelligence Unit (EIU). A capital dinamarquesa ultrapassou ex-líderes como Tóquio, Singapura e Osaka na quarta edição do Índice de Cidades Seguras (SCI), que pela primeira vez incluiu métricas de segurança ambiental.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O índice levou em consideração os cinco pilares da segurança urbana (digital, saúde, infraestrutura, pessoal e ambiental). Copenhage liderou o ranking de 60 cidades, marcando 82,4 pontos em 100 no relatório anual. A cidade europeia foi seguida de perto por Toronto, com 82,2 pontos, e Singapura, que levou o terceiro lugar do pódio, com 80,7 pontos. Sydney e Tóquio completaram as cinco primeiras posições da lista.

“Um fator-chave que torna Copenhage uma cidade tão segura é sua baixa taxa de criminalidade – atualmente, no nível mais baixo em mais de uma década”, disse Lars Weiss, prefeito da cidade, no relatório. Para ele, a baixa desigualdade social do município é outro fator de destaque. “É uma cidade mista, onde tanto a assistente de limpeza quanto o CEO se encontram no supermercado local e têm seus filhos na mesma escola. Esse é um dos pilares da cultura dinamarquesa e contribui muito para os altos níveis de confiança e segurança dos quais nos beneficiamos”, finaliza.

E aí, ficou com vontade de conhecer a capital dinamarquesa? Veja a seguir algumas dicas.

O que fazer em Copenhage? 

A capital dinamarquesa está situada nas ilhas costeiras de Zelândia e Amager. Atrações não vão faltar para quem planeja uma viagem a Copenhage, a começar por Nyhavn, um canal cercado por casinhas coloridas supercharmosas. Nyhavn é também ponto de partida dos passeios de barco pelos canais de Copenhague.

No percurso, podem ser avistadas outras atrações, como o Palácio de Christiansborg, onde fica a sede do Parlamento Dinamarquês; o Palácio de Amalienborg, residência oficial de inverno da família real dinamarquesa; o edifício histórico da Bolsa de Valores, o Børsen, do século 17;  além dos edifícios que ressaltam a arte, cultura e música  dinamarquesa, como Royal Danish Theatre, Copenhagen Opera House e Black Diamond Library, uma extensão moderna da Royal Danish Library, e também a famosa Estátua da Pequena Sereia.

A pé, é possível visitar o Museu Nacional da Dinamarca, localizado a uma curta distância de Strøget, no centro de Copenhage. O museu abriga tesouros vikings, múmias egípcias e objetos da Idade do Bronze.

Para quem gosta de visitar igrejas, uma parada na Igreja de Mármore é obrigatória. É a igreja com maior domo da Escandinávia. Outra opção bastante visitada também é a Igreja do Nosso Salvador: subir os seus 400 degraus pode render uma das melhores vistas de Copenhage.

Mas uma atração que não pode ficar de fora do roteiro de quem procura diversão é o Parque Tivoli, o segundo parque de diversões mais antigo do mundo. Sua importância é tanta que serviu de inspiração até para a famosa Disneyland.

Entretanto, uma dica que vale se atentar é em relação à moeda. Apesar de fazer parte da União Europeia, o país não adotou o euro como moeda oficial. Lá, são usadas as coroas dinamarquesas (DKK), e você pode comprá-las diretamente na sua cidade ou comprar o euro e trocá-lo na Dinamarca – esta última opção é mais fácil de ser realizada no Brasil.

Mais de Lifestyle