Top

Designer Jacqueline Terpins abre mostra “Sussurros”

Mesa Sussurros – Foto: Divulgação

A artista plástica e designer Jacqueline Terpins exibe de 20 a 30 de outubro a exposição “Sussurros” com peças inéditas em seu portfólio. Mesa de centro, mesa de jantar, banqueta e bancos compõem as novidades que chegam em um momento de celebração para a artista: a comemoração de 20 anos do estúdio.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“No silêncio, a expressão criativa surge como meio de externar o que se escuta internamente.” Com essas palavras, a designer fala sobre o novo trabalho que dialoga com diferentes sensações e comportamentos ligados ao cenário Brasil, São Paulo 2020/2021. E completa: “Transformar sentimentos em algo concreto, representá-los em uma forma, é em si um desafio. Para traduzi-los é preciso ampliar o olhar, distanciar-se das adversidades e, nesse movimento, encontrar espaço para novos caminhos”.

A mesa de centro Sussurro registra “um estremecimento pontual que reverbera por toda a extensão”, que abala a quietude e a estabilidade. “A natureza do impacto desse movimento é desconhecida. O transbordamento parece iminente, mas o tempo revela a possibilidade de adaptação, de absorção daquilo que já não é o mesmo”, analisa Jacqueline. 

Mesa de jantar Eco – Foto: Divulgação

“A mesa Sussurro parte de uma forma livre, espontânea, que desvia o plano da matéria, por meio de relevos escavados sobre sua superfície. Desorganiza o fluxo, a direção dos veios da madeira. A mesma ação que desorganiza também evidencia a diversidade de novas formas que estes caminhos podem revelar.”

Enquanto a mesa Sussurro é o “registro da imagem do silêncio interrompido”, poesia e ortogonalidade se conectam na estética singular da mesa de jantar Eco, como relata Jacqueline: “Momentos de ausência de ordem externa nos levam em busca de referências, de direções que nos orientem à estruturação do interno. Identificar o essencial dentro da

desordem surge como uma condução para a estabilidade. A mesa Eco é uma expressão orientada pela razão, à procura da lógica. O eco é um fenômeno de reflexão do som. Para existir é necessária a presença de um obstáculo, que garanta o retorno daquilo que foi deslocado e modificado no tempo e no espaço. Projetar o simples, sustentando-se na precisão da simetria e do espelhamento, e chegar ao equilíbrio com o mínimo”.

Banco Atabaque – Foto: Divulgação

Já a banqueta Atabaque – que, multiplicada, pode se transformar no banco Atabaques –  confirma que “brincadeira e criatividade são indissociáveis. Ambas passam pela disponibilidade de ensaiar, testar e enxergar uma mesma realidade a partir de diferentes ângulos”, sustenta Jacqueline. 

“A banqueta Atabaque surge de um volume geométrico em elipse, cujo topo ganha um desenho em raio, trazendo conforto ao sentar e harmonia à composição de suas linhas. Individualmente, sua forma simples sugere versatilidade, ao mesmo tempo que convida a um jogo lúdico de repetição. Justapostas, as banquetas formam o banco Atabaques. Por meio da brincadeira, leveza e senso de humor surgem como recursos para adaptação a cada contexto.”

Exposição “Sussurros”

Local: Estúdio Jacqueline Terpins.

Rua Gustavo Teixeira, 374, Pacaembu, SP.

Aberto ao publico a partir de 25.10.2021.

Mais de Lifestyle