Top

Fácil e prático: a versatilidade dos vinhos em coquetéis e drinks

Foto: Divulgação/iStock

Apesar de a maioria das pessoas beber vinho puro e até harmonizá-lo com alimentos, é possível também utilizá-lo na preparação de drinks e coquetéis. Enquanto o teor alcoólico da vodka gira em torno de 40%, os vinhos, em geral, apresentam uma quantidade de álcool por volta de 13%, tornando os coquetéis mais amenos. Vale a pena mudar a percepção do vinho para incorporá-lo a receitas que compensam.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Para os dias de calor, é possível fazer um Coquetel Clericot, por exemplo, que leva vinho branco, uva, maçã picada, rodelas de laranja, abacaxi, kiwi, ameixas frescas e refrigerante de limão – tudo isso adoçado com açúcar. É uma receita típica francesa e ideal para dias quentes.

A Sangria Rosé utiliza o vinho rosé, que compõe com licor de pêssego e suco de pêssego, além de pêssegos em pedaços. Morangos e framboesas dão um toque a mais, junto com o xarope de açúcar para adoçar.

Mimosa é o drink que mistura espumante com suco de laranja e também pode ser apreciado no verão, ideal para acompanhar um brunch nos finais de semana. Já o Bonjour também leva espumante junto a suco de melancia, xarope de menta e xarope de canela.

O Rossini mistura vinho branco frisante com morango e açúcar. O vinho tinto é o principal ingrediente de um coquetel chamado Espanhola, que usa o abacaxi e o leite condensado para dar um toque final. O vinho tinto também pode ser usado em drinks de inverno. O conhecido vinho quente leva vinho tinto suave, cravo-da-índia, canela, cascas de laranja e limão, maçã, pera, água e açúcar.

Um drink de preparo fácil é misturar gim tônica com vinho malbec e gelo. Casca de limão pode ser usada para aromatizar. O Kir, por sua vez, junta vinho branco, que pode ser Chardonnay, Sauvignon Blanc ou Riesling, com creme de cassis. As possibilidades são múltiplas.

Para quem quer aprender mais sobre coquetéis e suas preparações, é possível fazer um curso presencial ou virtual. Há diversas técnicas para o preparo. Com familiaridade com os equipamentos e as modalidades de drinks, é possível explorar esse universo com criatividade. Outra dica é observar o preparo de seus drinks favoritos no balcão do bar, sendo possível tentar replicar em casa. Para os mais inventivos, dá para se basear em receitas conhecidas e inovar com uma troca de frutas que fazem uma função parecida ou tentar a combinação com outros tipos de xaropes.

Mais de Lifestyle